BNews Nordeste

Mais de 40 esqueletos são encontrados em construção de condomínio; confira

Esqueletos históricos são encontrados em terreno que vai abrigar condomínios residenciais  |  Reprodução de W Lage Arqueologia

Publicado em 06/01/2024, às 11h18   Reprodução de W Lage Arqueologia   Douglas Santana

Durante as escavações da construtora MRV em São Luís, no Maranhão, foram encontrados quarenta e três esqueletos humanos no terreno. Estão sendo erguidos no bairro maranhense Vicente Fialho alguns condomínios residenciais populares do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A construtora contratou os serviços da empresa W Lage Arqueologia, que encontrou cerca de 100 mil fragmentos com valor histórico durante o trabalho de pesquisa e escavação arqueológica. Dentre os objetos, estão: cerâmicas, ferramentas de pedra, carvão, ossos e conchas decoradas.

Além da importância implícita desses materiais, as datações [preliminares] realizadas oferecem novos panoramas inéditos para a arqueologia do Maranhão e, consequentemente, do Brasil", afirmou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ao g1.

De acordo com análises preliminares, os esqueletos podem pertencer a homens e mulheres fortes e de baixa estatura que habitaram o Brasil há milhares de anos. Os trabalhos arqueológicos acontecem desde 2019, sob a coordenação do arqueólogo Wellington Lage. O terreno onde foi achado as ossadas deve abrigar 4 condomínios.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Nordeste Maranhão Minha Casa Minha Vida São Luís MRV descoberta arqueologia esqueletos W Lage Arqueologia peças históricas

Leia também


Empresas de energia eólica usam reforma agrária para se expandir no Nordeste, aponta levantamento


Saiba como vai funcionar proibição de transporte elétrico em orla de capital nordestina