BNews Nordeste

Megaoperação em 12 estados mira adolescentes suspeitos de crimes de ódio na internet

Um adolescente de 15 anos é suspeito por liderar um grupo que incentiva automutilação e apologia ao nazismo  |  

Publicado em 27/05/2025, às 20h23      Redação Bnews

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação Mão de Ferro 2, nesta terça-feira (27). Uma ação ofensiva nacional, realizada simultaneamente em 12 Estados do Brasil, incluindo a Bahia, com o obejtivo de rechaçar crimes cibernéticos de extrema gravidade, especialmente os direcionados a crianças e adolescentes, combatendo redes que estimulavam automutilação, compartilhamento de pornografia infantil, prática de ameaças e apologia ao nazismo.

O adolescente de 15 anos é apontado como chefe do grupo e já foi investigado por apologia ao nazismo e por promover automutilação entre jovens na internet em outras duas operações.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Ao todo, 22 mandados de busca e apreensão, prisão temporária e internação socioeducativa são cumpridos nas seguintes regiões:

Os crimes aconteciam principalmente em plataformas como WhatsApp, Telegram e Discord, onde os suspeitos compartilhavam conteúdos violentos, incentivavam comportamentos autodestrutivos, faziam ameaças e expunham publicamente vítimas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

As penas, somadas, podem ultrapassar 20 anos de reclusão, além de multas. Os investigados podem responder pelos crimes:

Classificação Indicativa: Livre


TagsSerraFortalezaadolescentesManausRio Grande do SulSete LagoasMairinazismoautomutilaçãoSinopOperação mão de ferro 2

Leia também


Vereador explica requerimento à ALBA para apurar participação de deputado em "quebra-pau" na Câmara de Salvador


Mulher é flagrada fazendo ensaio fotográfico com bebês reborn nas ruas de Salvador; entenda o que aconteceu