BNews Nordeste

Pernambuco investiga primeiros casos de varíola dos macacos em crianças e adolescentes

Todos os casos notificados estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais  |  Reprodução/TV Anhanguera

Publicado em 08/08/2022, às 12h17   Reprodução/TV Anhanguera   Redação

Quatro casos, dos trinta, investigados da Varíola do Macacos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em Pernambuco, são de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos. Esses são os primeiros casos da região identificados no público pediátrico, segundo o boletim epidemiológico da doença. A secretaria esclarece que todos os casos notificados estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais.

De acordo com o site Uol, o perfil dos pacientes na faixa etária considerada pediátrica pela Organização Mundial de Saúde, entre 10 e 19 anos, não foi divulgada, a fim de “preservar a identidade dos pacientes”. A secretaria ressaltou que esses pacientes não tiveram o quadro agravado desde o diagnóstico.

Já os 30 casos de varíola dos macacos que estão em investigação em Pernambuco são de pessoas residentes nos municípios de Recife (14), Limoeiro (5), Paulista (2), Abreu e Lima (1), Araçoiaba (1), Camaragibe (1), Gameleira (1), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Petrolina (1), Timbaúba (1) e São Paulo (1). As faixas etárias são: 10 a 19 (4), 20 a 29 (12), 30 a 39 (9), 40 a 49 (3) e 50 a 59 (2), sendo 25 do sexo masculino e 5 do sexo feminino. 

Em Pernambuco, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE) são contabilizados, até o momento, 38 notificações. Entre eles, os 30 casos que ainda estão em investigação e sete já foram confirmados. Um caso, entre os 38, foi descartado.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Pernambuco crianças e adolescentes bnews nordeste Varíola dos macacos quatro casos estão sendo investigados em grupo pediátrico

Leia também


Suspeito de agredir namorada, juiz tenta prender delegada dentro de Delegacia da Mulher


Polícia investiga denúncia de crimes sexuais em time de futebol


Prefeito e filhos são suspeitos de fraudar licitações; saiba mais