☰
✕

BNews Nordeste

PF deflagra operação contra coação eleitoral em estado do Nordeste

A operação da Polícia Federal visa apurar coação eleitoral e abuso de autoridade em Colinas, Maranhão, envolvendo violência contra uma mulher.  |  De acordo com a PF a vítima teria sido submetida a violência sexual e ameaças para interromper manifestações políticas feitas por ela em suas redes sociais - Reprodução/ Governo Federal

Publicado em 28/09/2026, às 09h39   De acordo com a PF a vítima teria sido submetida a violência sexual e ameaças para interromper manifestações políticas feitas por ela em suas redes sociais - Reprodução/ Governo Federal   Samuel de Jesus

A Polícia Federal deflagrou a Operação Habeas Votum, nesta segunda-feira (28), com o objetivo de investigar suspeitas de coação eleitoral, ameaça e abuso de autoridade contra uma mulher no município de Colinas, no Maranhão. Segundo informações divulgadas pela PF, a vítima teria sido submetida a violência sexual e ameaças para interromper manifestações políticas feitas por ela em suas redes sociais.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
As investigações iniciais indicam que a mulher e os suspeitos apoiavam candidaturas diferentes nas eleições de 2026. A possível divergência políticas, eleitorais e os atos de intimidação levou o caso a tramitar sob supervisão da Justiça Eleitoral.
Segundo as autoridades, foram expedidos dois mandados de prisão temporária, três de busca e apreensão domiciliar e dois de busca pessoal. Também foi determinado o afastamento cautelar de dois investigados de suas funções públicas e a suspensão do porte de arma de fogo.

Possíveis crimes de coação eleitoral são investigados no Maranhãohttps://t.co/kk8OFZRcxC

— O Imparcial (@imparcialonline) September 28, 2026

Ainda de acordo com a Polícia Federal, as ações buscam preservar provas, impedir eventual continuidade das condutas investigadas e garantir a segurança da vítima e de terceiros.
Os suspeitos poderão responder, em tese, por coação eleitoral, estupro, associação criminosa armada, ameaça e abuso de autoridade, além de outros crimes que possam ser identificados na investigação. A PF ressalta que os trabalhos continuam em andamento e que as responsabilidades individuais serão definidas após a conclusão das diligências.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsabusocolinaseleitoralestuprohabeasinvestigaçõessegurançasexual

Leia também


Anvisa aprova novo medicamento para tratamento do diabetes tipo 2


Ex-Aviões é barrada em show e web associa confusão à esposa de Xand Avião