BNews Nordeste

Polícia captura chefe de facção que pode ter ligação com 46 assassinatos

O chefe da facção, chamado de José Renan Oliveira Marinho, conhecido como ‘Formiga’, foi preso junto a outros dois brasileiros  |  Senad/Divulgação

Publicado em 16/12/2022, às 07h06   Senad/Divulgação   Cadastrado por Pedro Moraes

Tido como o chefe de uma facção criminosa por suspeita de ligação com 46 homicídios em Fortaleza, um homem foi preso na cidade de Salto Del Guairá, no Paraguai, na manhã desta quinta-feira (15). A operação compreendeu uma ação de cooperação internacional. Identificado como José Renan Oliveira Marinho, o cearense, conhecido popularmente como "Formiga", foi localizado dentro de uma casa no bairro paraguaio Primavera.

O suspeito estava junto a Sandro Ponte de Moraes e Rudney Nogueira, que também foram capturados. "Formiga" é considerado dissidente de uma facção carioca e atual comandante de outro grupo criminoso. Essa intervenção teria gerado um racha interno na organização criminosa local, o que motivou dezenas de assassinatos na capital cearense.

Uma das suspeitas é de que o suspeito estava na cidade paraguaia para negociar armas e drogas que foram encaminhadas ao Nordeste brasileiro. Depois da prisão, “Formiga”, além de Sandro e Rudney foram direcionados pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) à Polícia Federal, na fronteira do Paraguai com o Brasil.

Acima de tudo, a captura dos brasileiros contou com a participação da Polícia Civil do Ceará, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Paraguaia. Batizada de "Operação Anúbis", em referência a Anúbis, a operação equivale a divindade egípcia representada com rosto de chacal e famosa por ser o deus dos mortos e da mumificação.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Polícia Ceará prisão Fortaleza assassinatos paraguai facção criminosa Salto Del Guairá

Leia também


Sargento morto na porta de casa teria sofrido tentativa de assalto no dia anterior ao crime; saiba o que diz a polícia


Antes de serem mortos, adolescentes fizeram apologia à facção em live


Foto da cabeça decepada de ex-presidiário desaparecido surge na internet; saiba detalhes