BNews Nordeste

Troca de paciente: Hospital faz transplante de rim em pessoa errada

Após receber rim errado, paciente foi levado para a UTI porque o órgão não era compatível com seu tipo sanguíneo  |  Ascom HUOL

Publicado em 24/09/2025, às 09h24 - Atualizado às 12h14   Ascom HUOL   Lucas Pacheco

Uma equipe médica do Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal, transplantou em um paciente, por engano, um rim que seria destinado a outra pessoa. Os dois estavam na fila de transplante aguardando pelo mesmo órgão. 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A unidade de saúde admitiu o erro, justificou que o caso aconteceu porque os pacientes tinham nomes parecidos e afirmou que instaurou um procedimento interno para apuração, com prazo de até 60 dias.

Após a cirurgia, o receptor errado precisou ser levado para a UTI porque o órgão não era compatível com o tipo sanguíneo dele. O rim foi retirado, mas não pode mais ser aproveitado em outra pessoa.

O Hospital Universitário Onofre Lopes informou que acompanha o quadro clínico do paciente.

Confira a nota da unidade de saúde:

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh) informa que está apurando com rigor evento em um procedimento de transplante renal.

Todas as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, incluindo a notificação junto aos órgãos competentes, o acompanhamento clínico integral do paciente, suporte psicológico a familiares e a abertura de processo interno para apurar responsavelmente toda cadeia de eventos que envolveram este transplante renal, com previsão de conclusão em 60 dias.

Classificação Indicativa: Livre


TagsHospitalSaúdeapuraçãoNatalUTInotificaçãocadeiafamíliaerrotransplanteRIMclínicopacienteprocedimentoEbserhSuporteUFRNtipo sanguíneoCompatibilidadeHuol

Leia também


Saiba como um transplante que salvou bebê pode mudar a cirurgia infantil


Após transplantes, estado de saúde de Faustão é revelado; saiba qual