Polícia

Braço direito do fundador da facção é preso em Salvador

A captura foi realizada por policiais da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar  |  

Publicado em 01/11/2024, às 07h58 - Atualizado às 07h59      Redação com informações do repórter Fábio Gomes

Aurelino dos Santos Filho, conhecido como “Coroa 41” e apontado como um dos líderes da facção criminosa Katiara, na região da Lagoa da Paixão, em Salvador, foi detido no Fórum Criminal de Sussuarana, na capital baiana, na manhã desta quinta-feira (31).

A captura foi realizada por policiais da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). A prisão de Coroa 41 ocorreu após a confirmação de um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O mandado, válido até 2042, inclui acusações de tráfico de drogas, associação para tráfico e crime de participação em organização criminosa.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Após a prisão, Coroa 41 foi informado sobre o mandado de prisão e submetido a exame de corpo de delito. Até esta sexta-feira (1º), ele permanece na Coordenação de Polícia Interestadual, aguardando definição judicial sobre a unidade prisional para onde será encaminhado.

Coroa 41, com várias passagens pela polícia, é considerado o braço direito de Adilson Souza Lima, o "Roceirinho", fundador da Katiara. Em maio deste ano, Roceirinho foi transferido do Complexo Penitenciário da Mata Escura para o presídio de segurança máxima de Serrinha, em uma medida para dificultar a comunicação e operações da facção.

Roceirinho também é investigado por envolvimento em atividades de tráfico de drogas e financiamento de assaltos a bancos no interior baiano, ações que integram o histórico de crimes associados à Katiara.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSalvadorCIPMTribunal de Justiça da Bahiafacção criminosaLagoa da PaixãoKatiaraAurelino dos Santos FilhoCoroa 41

Leia também


Saiba quem são os suspeitos de matar ex-ator mirim da Globo na Bahia


Jovem que seria executado pelo Tribunal do Crime é salvo por policiais militares


Conheça o segundo traficante morto em contronto no Nordeste de Amaralina: ostentava armas de fogo na internet


Entenda como atua a facção alvo de operação policial deflagrada no Complexo Nordeste de Amaralina; veja fotos