Polícia

Justiça determina abertura de pavilhão no presídio de Feira de Santana; saiba motivo

Abertura de pavilhão será destinada a presos do regime semiaberto  |  Divulgação/CPFS

Publicado em 11/05/2023, às 16h59   Divulgação/CPFS   Sanny Santana

O Conjunto Penal de Feira de Santana será obrigado, pelo Ministério Público estadual, a reabrir o Pavilhão 11, dentro de 30 dias, para abrigar detentos condenados em regime semiaberto. A decisão é do dia 2 de maio e atende a um requerimento do MP-BA.

Segundo a promotora de Justiça, Lívia Sampaio Pereira, o pavilhão estava fechado, mesmo com condições de funcionamento, por falta de pessoal, incluindo policiais penais, algo que ela classificou como "muito grave".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Uma inspeção realizada pelo MP no dia 9 de fevereiro deste ano constatou que o conjunto penal tinha 1.661 presos, sendo que a capacidade do local é de 1.325 vagas.

Pela decisão, os pavilhões serão destinados a presos em regime semiaberto que estão convivendo com detentos de regime fechado ou provisório. Além do Pavilhão 11, a decisão determina que o Pavilhão 10 seja destinado aos de regime semiaberto também.

Caso não haja disponibilidade, a decisão pede pela escolha de outro pavilhão, desde que não haja convívio entre os presos do semiaberto com os dos regimes mais graves.

Foi determinado também que, dentro de 30 dias, todos os presos do semiaberto tenham acesso, em até 30 dias, à educação oferecida por meio das vagas disponíveis no anexo do Colégio Estadual Paulo VI, já instalado na unidade.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Feira de Santana MP-BA Ministério Público conjunto penal de feira de santana regime semiaberto

Leia também


Médico baiano que matou colega de profissão é transferido de presídio; relembre caso


Justiça determina que presídio do Nordeste não receba novos detentos; saiba detalhes


Confinado em presídio, Thiago Brennand tem prisão mantida após audiência de custódia