Polícia

Medicamentos controlados estão na mira da Operação "Farmácia Legal"; saiba mais

Cerca de 30 policiais e órgãos parceiros participaram da Operação "Farmácia Legal" e apreendeu cerca de 1.500 medicamentos  |  Divulgação/PC-BA

Publicado em 20/01/2025, às 21h14   Divulgação/PC-BA   Lorena Abreu

A Polícia Civil da Bahia (PC-BA), deflagrou nesta segunda-feira a Operação  “Farmácia Legal” com o objetivo de combater a comercialização ilegal de medicamentos controlados.  A Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), nos bairros Itapuã, Fazenda Coutos, Boca do Rio, Cabula, Narandiba e promover o cadastro regular de farmácias junto à Instituição.

Antibióticos e medicamentos tarja preta foram apreendidos; cerca de 1.495 unidades. Durante a operação, foi constatado que os medicamentos controlados estavam sendo comercializados sem prescrição médica ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

De acordo com a Polícia Civil, a instituição e seus órgãos parceiros reforçam o compromisso em combater o comércio ilícito de medicamentos, protegendo a saúde da população e garantindo o cumprimento das normas legais. Estabelecimentos e farmácias que comercializam medicamentos de forma irregular, estão sendo orientados pela CFPC a regularizarem suas atividades. A PC lembra ainda que o descumprimento das normas pode acarretar sanções administrativas e penais. 

Cerca de 30 policiais dos Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Especializado de Investigações Criminais (Deic), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) atuaram na ação. Além dos policiais, também participaram servidores da Secretaria da Fazenda (Sefaz), do Conselho Federal de Farmácia (CRF) e da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Classificação Indicativa: Livre


TagsSaúdePolíciaAgência Nacional de Vigilância SanitáriabnewsPolícia Civil da Bahiaprescrição médicasanções administrativascomércio ilícito de medicamentosmedicamentos tarja pretaantibióticos apreendidosfarmácias irregularessanções penaiscomercialização ilegal de medicamentosOperação Farmácia Legalsaúde da população