Polícia

Policial do DHPP é preso suspeito de negociar cocaína com traficantes

Policial do DHPP era responsável por investigar mortes envolvendo o alto escalão do DHPP  |  Foto: Divulgação/SSP

Publicado em 13/02/2023, às 06h53   Foto: Divulgação/SSP   Cadastrado por Vinícius Dias

Policial civil, Guilherme Henrique da Silva Roque, 34 anos, era um dos responsáveis por investigações importantes dentro do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), investigando uma série de mortes envolvendo o alto escalão do PCC (Primeiro Comando da Capital).

No final da tarde da última sexta-feira (10), ele teve a arma e a carteira funcional recolhidas, foi detido e conduzido para o Presídio Especial da Polícia Civil, no bairro do Carandiru, zona norte de São Paulo. O motivo: ele virou alvo de investigação por uma uposta participação em uma negociação de cocaína com traficantes de drogas em São Carlos (SP).

A negociação foi da venda de 10 kg de cocaína entre policiais civis e traficantes de drogas no último dia 6 de fevereiro, e acabou com a morte do agente Gabriel Jorge Thomé, de 40 anos.

Segundo as investigações, a intermediação entre os policiais civis e os donos da cocaína foi feita por Wilian Pereira Lopes, 28. Ele contou na Delegacia Seccional de São Carlos que era informante (ganso) de Gabriel e de outros policiais civis. E também confessou ter sido o negociador dos 10 kg de cocaína —a polícia investiga de que forma o grupo obteria a droga, uma vez que não portaria dinheiro.

A ação foi mal sucedida. Os criminosos desconfiaram de Gabriel. Houve troca de tiros e o agente levou a pior. Acabou morto com dois tiros. As informações são do Uol.

Wilian foi preso em flagrante. Ele confessou a participação no esquema e contou que viajou de São Paulo para São Carlos, com o objetivo de negociar a droga, junto com o agente Gabriel e outros três homens que seriam policiais civis, conhecidos como Roque, Thor e Danilo.

Os traficantes suspeitos de matar Gabriel foram identificados como Luiz Alberto Guimarães de Sousa, 28, e Pablo Stevan Carvalho de Souza, 24. Ambos estão foragidos. Além da dupla, a polícia procura a comparsa deles, Fabiana Delbuque, 31.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Polícia São Paulo Polícia Civil tráfico tráfico de drogas pcc DHPP São Carlos gabriel jorge thomé

Leia também


Incêndio de grande proporção em fábrica de plástico assusta moradores de Camaçari; veja vídeo