Política

Ausente na audiência da OAB, Marcell diz que defesa da vaquejada não é sensata

Publicado em 31/10/2016, às 19h16      Tamirys Machado

O deputado Marcell Moraes (PV), contrário à realização da vaquejada, faltou a audiência realizada pela Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) nesta segunda-feira (31), mas disse que os “argumentos apresentados lá não provam que terminaram os maus tratos com os animais”. 
 
O parlamentar, que tem como bandeira a defesa da causa animal, afirmou ao Bocão News que a “vaquejada moderna” apresentada pelo deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) não é “sensata”. “Quem defende a vaquejada parece discurso de petista, não tem opinião sensata. Com todo respeito ao deputado Adolfo Viana mas ele fala em vaquejada moderna, só acredito nisso quando não derrubar o boi. O que estamos discutindo é maus tratos aos animais, e não a evolução da vaquejada”, disse. 
 
Ao ser questionado o porquê não participou da audiência, Marcell disse que “estava viajando e não retornou a tempo, mas a assessoria está presente”. No dia de ontem, o deputado postou um vídeo voando de Asa Delta, possivelmente no Rio de Janeiro.  Ao site, o deputado ressaltou que “as medidas, apresentadas pelos defensores, continuam machucando o boi”. “Um ser humano toparia participar de um evento desse?  Ele [Adolfo Viana] fala que é esporte, eu compreendo esporte quando os dois resolvem se enfrentar,  o boi não quer está ali”, criticou.  
 
Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, no início do mês, a lei que regulamentava a prática da vaquejada, no estado do Ceará. Tradição cultural nordestina, vaquejada é um evento onde um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela calda.
 
A decisão dos ministros leva em conta o sofrimento imposto aos animais. Por 6 votos a 5, o STF considerou que a prática fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. Desde então, o tema da vaquejada virou assunto na Assembleia Legislativa e Congresso Nacional. A bancada baiana apresentou um PEC pedindo a regulamentação do evento
 
Matérias Relacionadas:  
 
Marcell Moraes comemora decisão do STF contra vaquejadas
“Não há possibilidade da lei ser revogada”, diz Eduardo Salles sobre vaquejada
Vaquejada contraria Constituição, diz STF
“Marcel ponga na decisão do Supremo”, diz Adolfo Viana sobre Vaquejadas

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags oab audiência vaquejada marcell