Política

Após "guerra de liminar", Lewandowski ameaça denunciar desvio de poder no STF

Ministro autorizara entrevista de Lula ao Folha de S. Paulo, mas decisão foi derrubada por Fux   |  Agência Brasil

Publicado em 01/10/2018, às 19h38   Agência Brasil   Redação BNews

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, cassar decisão do também ministro Ricardo Lewandowski que autorizara entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jornal Folha de S. Paulo, Lewandowski ameaçou denunciar desvio de poder no Supremo Tribunal Federal.

Segundo a revista Época, o presidente do STF Dias Toffoli se encontrou com Lewandowski, na manhã desta segunda-feira (1º), em uma sala atrás do auditório da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, quando Toffoli lamentou a guerra de liminares e disse que levaria o caso ao plenário da Corte. Foi quando Lewandowski afirmou ao colega, segundo a publicação, que "pensasse bem", pois ele não ficaria calado e deixaria o plenário sem participar da votação.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Depois da decisão de Fux, na sexta-feira (28), Lewandowski determinou nesta segunda-feira (1º) o cumprimento da decisão tomada por ele. De acordo com o ministro, entre os colegas do STF não há "qualquer hierarquia jurisdicional" e lembrou que esse tipo de decisão não precisa ser levada para plenário. Além disso, Lewandowski cobrou que o presidente do STF derrube a decisão de Fux.

Matérias relacionadas:

Decisão de Fux contra entrevista de Lula provoca mal-estar entre ministros do STF
Lewandowski determina cumprimento de decisão para Folha entrevistar Lula
Fux proíbe Folha de S.Paulo de entrevistar Lula e determina censura prévia
Lewandowski, do STF, autoriza Folha a entrevistar Lula na prisão

Classificação Indicativa: Livre


TagsLulastfentrevistaliminar