Política

Em ritmo de campanha, Jaques Wagner triplica agenda com Rui Costa pelo interior

  |  Reprodução / Instagram

Publicado em 23/09/2021, às 11h47   Reprodução / Instagram   João Brandão

Anunciado como pré-candidato ao governo da Bahia pelo PT em fevereiro deste ano, o senador Jaques Wagner (PT) intensificou a agenda no interior do estado ao lado do atual chefe do Executivo estadual, Rui Costa (PT), desde julho. 

Conforme levantamento feito pelo BNews, baseado em registros públicos e publicados por Rui e Wagner nas redes sociais, o ex-governador viajou ao lado do correligionário três vezes mais no período do que em 2019, ano sem pandemia. 

Foram quatro viagens a mais entre julho e setembro. Há dois anos Wagner foi para Ilhéus, no dia de 18 de julho, e Juazeiro, no dia 30 de julho. Já em 2021, Wagner começou as andanças pelo interior com o governador no dia 3 de julho, em Andaraí. Vinte dias depois foi para Itaberaba, depois foi para Banzaê, em 2 de de agosto; seguiu para Barreiras, em 16 de agosto; três dias depois para Cocos e; por último, para Serrinha, em 13 de setembro.

Ano passado, por causa da pandemia do coronavírus, o governador suspendeu agenda de viagens por um período. Quando retornou, em 2021, os atos eram restritos até junho. Durante uma entrega de encosta em Salvador, o BNews observou a presença massiva de líderes políticos e questionou, à época, o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT). “A nossa posição dentro da secretaria tem sido de convidar insistentemente os deputados, os vereadores, articular com os prefeitos. Eu pedi ao pessoal da assessoria que mande mensagem. Só não vai agora para o evento se realmente tiver um compromisso que justifique, mas todos os eventos eu queria que viessem todos, para se inteirar das realizações que o governo está fazendo, e fazer a capitalização”, respondeu Caetano.

A tendência de Wagner, conforme apurado pelo BNews, é continuar a agenda intensa no interior de olho nas eleições do ano que vem. O principal adversário do PT no estado, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto tem viajado para cidades baianas, também em ritmo de campanha, onde se encontra com líderes locais, faz coletiva de imprensa e visita pontos dos municípios. Semana passada o presidente nacional do Democratas esteve na região de Ilhéus.

Apesar de ter a máquina estadual na mão, o ex-governador precisa manter o ritmo acelerado de viagens, avaliam aliados. Conforme mostrou a última pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado no dia 11 de agosto, ACM Neto lidera corrida com 50% das intenções de voto, contra 24,1% do petista. Na ocasião, o levantamento ouviu 2008 eleitores baianos em 186 municípios entre os dias 4 e 7 de agosto. O Instituto Paraná Pesquisas coletou os dados por meio de entrevistas telefônicas não robotizadas e apresentou um intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Veja também:

Wagner admite que Rui pode ser candidato para manter unidade do grupo

Otto Alencar diz que pode abrir mão de candidatura em prol da chapa

Alex da Piatã defende candidatura de Otto ao governo, mas prioriza "unidade" da base

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner Campanha Rui Costa viagens bnews eleições 2022 agenda no interior