Política

Acabou o amor? Lula não fala com importante aliada desde o dia de eleição

Mesmo sem se falarem, importante aliada de Lula tem nome ventilado para Ministério  |  Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 13/12/2022, às 10h12   Foto: Ricardo Stuckert   Cadastrado por Vinícius Dias

 

Acabou a eleição, mas e o amor, como fica? Uma importante aliada do eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não fala com o presidente desde a vitória na eleição em segundo turno contra o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). Um cenário bem diferente do visto na campanha eleitoral.

Mesmo sem se falar, a aliada é cotada para assumir um ministério de grande porte dentro do governo Lula. Até o momento, Lula só anunciou os nomes de cinco futuros Ministros: da Fazenda, Relações Exteriores, Justiça e Segurança Pública, Casa Civil e Defesa. Assumem as pastas, respectivamente; Fernando Haddad (PT), Mauro Vieira, Flávio Dino (PSB), Rui Costa (PT) e José Múcio.

Segundo aliados de ambos revelaram ao site Metrópoles, a última vez que eles conversaram foi no dia do segundo turno, em 30 de outubro, quando a senadora Simone Tebet (MDB) foi ao hotel onde Lula comemorou a vitória, em São Paulo.

A emedebista, no entanto, segue mantendo contato com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), com quem ela conversou algumas vezes nas últimas semanas.

Ainda de acordo com aliados, a distância não pressupõe um rompimento na relação recente entre os dois e negam que haja climão entre Lula e Tebet.

Apesar da ausência de conversas. aliados negam “climão” entre Lula e Tebet . A senadora trabalhou normalmente na transição e ajudou a articular a aprovação da PEC da Transição no Senado.

“A hora é dele (Lula) falar com partidos. E foi o que fez”, afirmou à coluna um interlocutor de Tebet, que não compareceu à diplomação do presidente eleito na segunda-feira (12), em Brasília.

Tebet é cotada para assumir o Ministério de Desenvolvimento Social, responsável por gerir programas como o Bolsa Família.

Sem mulheres e negros entre os ministros anunciados, Lula faz um 'mea-culpa' pic.twitter.com/DY9KoYn0wc

— BNews (@bnews_oficial) December 9, 2022

.@gcamarotti: ausência de Simone Tebet na diplomação de Lula foi “sentida”. “Ela é cotadíssima para assumir o ministério do Desenvolvimento Social, mas tem um ataque especulativo do PT”, afirmou.

➡ Assista ao #J10 com @AlineMidlej: https://t.co/bFwcwLqjJH #GloboNews pic.twitter.com/PJQxPoYWq3

— GloboNews (@GloboNews) December 13, 2022

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política pt Lula eleições MDB simone tebet tebet lula e tebet tebet lula ministério desenvolvimento social luiz inácio