Política

Sem mulheres e negros entre os ministros anunciados, Lula faz um 'mea-culpa'; ASSISTA

Foto: Ricardo Stuckert
Os cinco ministros anunciados, entre eles o governador Rui Costa, são homens brancos  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 09/12/2022, às 11h14   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Cinco homens, heterossexuais e brancos. Essa é a composição dos cinco primeiros ministros anunciados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente após as eleições que aconteceram no último mês de outubro.

Os nomes anunciados na manhã desta sexta-feira (9) foram para os ministérios da Fazenda, Relações Exteriores, Justiça e Segurança Pública, Casa Civil e Defesa. Assumem as pastas, respectivamente; Fernando Haddad (PT), Mauro Vieira, Flávio Dino (PSB), Rui Costa (PT) e José Múcio.

Lula afirmou que imagina questionamentos sobre a nomeação com esse perfil, já que em sua campanha ele alegou que iria construir um ministeriado mais diversos, compostos, também, por pessoas negras e mulheres. O que não aconteceu no primeiro momento.

"Vocês devem estar pensando ou alguém tem a pergunta preparada: presidente Lula, não tem mulheres, não tem negros? Vai chegar uma hora que vocês vão ver mais mulheres aqui do que homens, vai chegar uma hora que vocês vão ver a participação de muitos companheiros afrodescendentes de pé como vocês estão vendo esses companheiros", afirmou Lula.

Ele completou afirmando que a primeira decisão se justifica em iniciar o governo "porque é preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para mopntar o governo e criar a nossa estrutura", afirmou antes de iniciar as nomeações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp