Política
Publicado em 18/11/2025, às 16h30 - Atualizado às 16h31 BNews Carolina Papa e Daniel Serrano
A líder da bancada da oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), defendeu que o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Salvador (PMSPDS), apresentado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) no último dia 6, não seja votado pela Casa Legislativa este ano.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
Em entrevista coletiva durante a sessão desta terça-feira (18), a vereadora avaliou que não há tempo para que o plano de Segurança Pública seja analisado ainda este ano, já que as atividades da CMS vão até o dia 17 de dezembro, não dá tempo de discutir o texto com "diversos segmentos da cidade".
"Nós não reunimos a oposição para conversar sobre isso, mas, na minha opinião, nós não temos condição de votar um plano de Segurança esse ano ainda. A perspectiva é que a Câmara funcione até o dia 17 de dezembro e um plano desse nós precisamos de muito tempo, tempo suficiente e necessário para a gente ouvir a população", disse.
"Segurança pública é uma questão muito importante, delicada. A gente precisa ouvir os diversos segmentos da cidade, tanto das forças policiais, como da própria Guarda Municipal, que não é força policial, mas é auxiliar, como da população em geral, diversas instituições de direitos humanos", emendou.
Aladilce ainda pediu para que o prefeito Bruno Reis encaminhe o Plano de Segurança apenas no ano que vem para que se tenha um período maior para avaliar o texto da proposta.
"Não temos tempo para votar, então que o prefeito, por favor, se abstenha de mandar o plano de segurança este ano. No próximo ano, a gente vai construir um calendário de audiências públicas, de escuta para que a gente possa votar uma legislação que realmente atenda as necessidades de segurança, que não passa só por polícia, mas que atenda as necessidades de segurança pública da nossa cidade", defendeu.
Kiki Bispo aponta nome para eleição presidencial de 2026: “Essa é a minha vontade”
Comissão aprova moção de louvor às mães das vítimas de megaoperação no Rio de Janeiro