Política

Alba promete ano movimentado com honrarias; relação conta com nomes 'curiosos'

As honrarias ainda não têm dia e horário para acontecer  |  Divulgação/Alba

Publicado em 23/01/2025, às 09h52 - Atualizado às 09h52   Divulgação/Alba   Daniel Serrano

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) promete ter um ano de 2025 bem movimentado em relação às homenagens concedidas pela Casa. Ao menos é o que indica uma série de atos publicados pelo presidente do Legislativo baiano, divulgado no Diário Oficial da Casa.

Entre os destaques estão nomes da política nacional, como os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Ronaldo Caiado (Goiás), além do senador Rodrigo Pacheco (PSD), receberão a Comenda Dois de Julho.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Já o ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, receberá o Título de Cidadão Baiano. Dois membros da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também receberão a mesma honraria, são os ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (das Comunicações) e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Integrantes do Poder Judiciário também serão homenageados pela Alba. São os casos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso, atual presidente da Suprema Corte. Os dois magistrados receberão o Título de Cidadão Baiano.

Integrantes da política baiana também receberão homenagens da Casa Legislativa. O deputado estadual Felipe Duarte (PP), nascido em São Paulo, receberá o Título de Cidadão Baiano. Já a Comenda Dois de Julho terá como homenageados: ex-prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto; ex-vereador Edvaldo Brito; o presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto; e o prefeito de Jequié, Zé Cocá.

A Alba também vai homenagear personalidades de fora da política. O biólogo Atila Iamarino, o ator Marcos Palmeira, a jornalista Wanda Chase, e o músico Péricles receberão o Título Honorífico de Cidadão Baiano.

As honrarias ainda não têm dia e horário para acontecer.

Por outro lado, o projeto que prevê a entrega da Comenda Dois de Julho ao pastor Silas Malafaia não está presente na relação de honrarias da Assembleia Legislativa para 2025. A homenatem foi enviada pelo deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) e aprovada em 2023 em discussão única. No entanto, Hilton Coelho (PSOL), Fabíola Mansur (PSB) e Olívia Santana (PCdoB) protocolaram um Projeto de Resolução para tentar revogar a honraria.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre


TagsEdvaldo BritoLulastfSilas MalafaiaOlívia SantanaALBARonaldo CarlettoHilton CoelhoPGRTítulo de cidadão baianohomenagensDias Toffolifabíola mansurPériclesComenda Dois de JulhoLuís Roberto BarrosoMarcos Palmeiragoverno bolsonaroavanteRonaldo Caiadojoaquim netoWanda Chasesamuel júniorRodrigo Pachecoluiz henrique mandettaTarcísio de Freitaszé cocáCelso Sabinofelipe duarteJuscelino FilhoPaulo GonetAtila Iamarino

Leia também


Ex-Bahia marca duas vezes e garante triunfo de clube da Série A na estreia do estadual; confira


BNews Mineração: Empresa escolhe a Bahia para produção de minério verde com investimento de R$ 2 bilhões