Política
Publicado em 25/09/2026, às 06h28 - Atualizado às 06h30 Reprodução/Youtube TV Senado Yuri Pastori
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), se manifestou após uma reportagem da revista Veja publicar mensagens trocadas por ele com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Nas conversas vazadas, o líder do Congresso Nacional se refere a Vorcaro como "amigo fraterno", "irmão" e "meu amor".
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
Um dos diálogos aconteceu em 1º de fevereiro de 2025, quando Alcolumbre foi eleito novamente para comandar o Senado. Vorcaro parabenizou o senador e desejou sucesso na nova etapa.
Em resposta, Alcolumbre escreveu: “Fala meu amor! Muito obrigado por tudo, em especial pelo seu carinho e amizade fraterna! Sou seu irmão. Pra vida toda”. O banqueiro respondeu que estaria à disposição “a qualquer tempo pra qualquer coisa”.
Em um grupo chamado “Macallan”, em referência a marca de uísque escocês, o ex-ministro Fábio Faria e o banqueiro falam sobre a presença de Alcolumbre em um evento.
Em outro diálogo, de março de 2024, os dois articulam um encontro privado durante uma viagem a Londres. Na ocasião, Faria menciona a necessidade de preservar a discrição e cita um possível acordo com Alcolumbre.
Em nota, Alcolumbre chamou a reportagem de "injusto ataque". Ele afirmou que as mensagens não indicam nenhuma ilegalidade.
"Esse sensacionalismo barato, movido por interesses ilegítimos, veio acompanhado da mais absoluta falta de ética", afirmou.
Prefeitura de cidade baiana assina contrato de quase R$ 11 milhões para fornecer refeições populares
Vídeo de ‘kit chuca’ oferecido por ambulatório de Salvador viraliza e Ministério se pronuncia