Política
Mensagens extraídas pela Polícia Federal do celular de Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, revelam uma relação de proximidade entre ele e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil/AP). Os diálogos, divulgados pela revista Veja nesta quinta-feira (24), incluem manifestações de amizade, convites para eventos e conversas sobre assuntos envolvendo autoridades e questões políticas.
Um dos diálogos ocorreu em 1º de fevereiro de 2025, quando Alcolumbre foi eleito novamente para comandar o Senado. Vorcaro parabenizou o senador e desejou sucesso na nova etapa. Em resposta, Alcolumbre escreveu: “Fala meu amor! Muito obrigado por tudo, em especial pelo seu carinho e amizade fraterna! Sou seu irmão. Pra vida toda”. O banqueiro respondeu que estaria à disposição “a qualquer tempo pra qualquer coisa”.
As conversas também mencionam encontros e festas organizados por Vorcaro com participação de integrantes da classe política. Em um grupo chamado “Macallan”, em referência ao uísque, o ex-ministro Fábio Faria e Vorcaro fizeram comentários sobre a presença de Alcolumbre em um evento. Em outro diálogo, de março de 2024, os dois discutiram a organização de um encontro privado durante uma viagem a Londres, ocasião em que Faria mencionou a necessidade de preservar a discrição e citou um possível acordo com Alcolumbre.
O material também registra conversas envolvendo outros integrantes do Congresso. Em julho de 2025, durante as negociações frustradas para a venda do Banco Master ao BRB, Vorcaro comentou com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB), que havia tentado obter informações com Alcolumbre. Motta respondeu que o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, “ficou de ir lá para casa de Davi quando encerrasse a reunião”. As mensagens não esclarecem o conteúdo do encontro.
Outro episódio citado nas conversas ocorreu em janeiro de 2025, quando Alcolumbre teria procurado Vorcaro para tentar descobrir a origem de informações obtidas por uma jornalista. O senador enviou mensagens perguntando “Novidades…” e “Descobriu?”, enquanto o banqueiro dizia estar tentando obter a identificação da fonte junto ao responsável pelo portal de notícias.
A divulgação dos diálogos ocorre em meio à pressão para que o Senado investigue as relações políticas de Vorcaro e o esquema envolvendo o Banco Master. Alcolumbre tem sido criticado por ter barrado iniciativas para a criação de uma CPI destinada a apurar o caso. O senador, porém, não foi alvo de operação policial relacionada ao Master ou a Vorcaro. A assessoria de Alcolumbre foi procurada pela Folha, mas não havia se manifestado até a publicação da reportagem.
As mensagens ainda mostram que Alcolumbre já havia aparecido anteriormente em conversas de Vorcaro, inclusive em diálogos sobre festas e encontros com integrantes da elite política. A reportagem da Veja afirma que o senador chegou a recorrer ao banqueiro em busca de informações e que Vorcaro, por sua vez, mantinha Alcolumbre entre seus contatos políticos. Os diálogos, contudo, por si só não estabelecem que o presidente do Senado tenha cometido irregularidades relacionadas ao Banco Master.
Classificação Indicativa: Livre
iPhone barato
som poderoso
Smartwatch top
Qualidade JBL
Baita desconto