Política

Aliados de Lula querem barrar Marcos do Val em CPI do 8 de Janeiro; saiba motivo

Além dele, a bancada governista já tentou barrar a participação do deputado André Fernandes (PL-CE), que aguarda por uma definição do Senado  |  Agência Senado

Publicado em 16/06/2023, às 13h53   Agência Senado   Daniel Serrano

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) pode ser impedido de participar da CPMI dos atos golpistas que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro.

A proibição da participação do bolsonarista no colegiado vem sendo defendida por parlamentares aliados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional. A bancada alega para uma suposta tentativa de do Val em obstruir na justiça fatos relativos aos atos do dia 8 de janeiro.

Na última quinta-feira (15), a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de Marcos do Val pelo envolvimento em um suposto plano contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e por postagens antidemocráticas. As medidas cautelares foram deferidas após uma tentativa de obstrução do inquérito que investiga os atos de 8 de janeiro.

Em fevereiro deste ano, Moraes havia determinado a abertura de uma investigação sobre uma entrevista dada por Do Val à revista Veja sobre uma suposta articulação de um golpe, com a participação de Bolsonaro e do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

Do Val não é o primeiro parlamentar que a bancada governista barrar a participação na CPMI do 8 de janeiro. Durante a segunda reunião do colegiado, solicitado que o deputado André Fernandes (PL-CE) fosse membro da comissão. No entanto, o presidente do colegiado, deputado Arthur Maia (UB-BA), negou o pedido e os governistas recorreram à presidência do Senado, que ainda não respondeu.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Senado congresso nacional PF Arthur MAia Jair Bolsonaro Alexandre de Moraes daniel silveira marcos do val André Fernandes atos golpistas CPMI dos atos golpistas

Leia também


Jerônimo Rodrigues nomeia ex-diretor da Agersa para gabinete


Ao lado de Nikolas Ferreira, pastor pede para que Deus quebre a mandíbula de Lula


Lula cancela agenda após avião não conseguir pousar em Goiás; confira