Política

Após 100 dias, Congresso segue com clima polarizado e sem votar propostas do governo

Durante esse período, o Senado e Câmara ainda criou quatro CPIs, que podem gerar desgaste ao Palácio do Planalto  |  Antônio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 11/05/2023, às 09h28   Antônio Cruz/Agência Brasil   Daniel Serrano

O início do trabalho da nova legislatura no Congresso Nacional completa 100 dias nesta quinta-feira (11). No entanto, o que se viu neste período foi um clima ainda polarizado e a não votação de algum projeto proposto pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Em meio a esse cenário, o Palácio do Planalto segue se movimentando para construir uma base sólida para tocar as propostas encaminhadas ao Senado e à Câmara. Entre as prioridades do governo estão o novo arcabouço fiscal e o PL das Fake News, que ainda não foram votados.  

Para tentar melhorar a relação entre Planalto e Congresso, Lula escalou os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) para melhorar a relação com os parlamentares. Em alguns momentos o próprio presidente tem assumido parte da articulação política.

Outro ponto de destaque para o governo são as quatro comissões parlamentares de inquérito (CPIs), que contaram com forte atuação da oposição no Congresso. A principal delas é a dos atos golpistas. 

As outras três vão acontecer apenas na Câmara: das Lojas Americanas, das Apostas Esportivas e a do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). Esta última com o maior potencial de causar desgaste ao governo pela relação entre o PT e o movimento social.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Senado congresso nacional Câmara dos Deputados governo federal Rui Costa Alexandre Padilha Palácio do Planalto PL das Fake News arcabouço fiscal

Leia também


Presidente do PL fala sobre possibilidade de Bolsonaro ficar inelegível


Governo da Bahia divulga resultado da segunda etapa do concurso para PM e Bombeiros


Mirando energia limpa, BNDES financia projeto eólico da WEG