Política

Após decisão de Toffoli, MP junto ao TCU toma atitude sobre empresas punidas pela Lava-Jato

Subprocurador-geral apontou que fosse feita uma apuração para identificar os prejuízos causados  |  Rovena Rosa/Agência Bras

Publicado em 08/09/2023, às 15h25 - Atualizado às 16h02   Rovena Rosa/Agência Bras   Cadastrado por Eduardo Dias

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que as empresas punidas no âmbito da Operação Lava-Jato sejam reabilitadas. A decisão se deu após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli determinou a anulação de todas as provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht

De acordo com O Globo, a representação, assinada pelo subprocurador-geral Lucas Furtado, pede uma análise para que sejam anuladas declarações de inidoneidade, “de modo a prevenir a insegurança jurídica decorrente da aplicação de sanções baseadas em processos derivados de atos judiciais anulados pelas instâncias competentes”.

O acordo de leniência da Odebrecht foi homologado em 2017 e atingiu dezenas de políticos de vários partidos, incluindo o agora presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O subprocurador-geral apontou ainda que fosse feita uma apuração para identificar os prejuízos causados e a imputação de responsabilidade aos agentes envolvidos.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Ministério Público Odebrecht tcu Tribunal de Contas da União Dias Toffoli acordo de leniência

Leia também


PGR toma atitude drástica contra decisão de Dias Toffoli que anulou provas da Odebrecht


Decisão de Dias Toffoli de anular provas recolhidas contra Lula é criticada por Deltan Dallagnol