Política

Aposentadoria de juízes aos 75 anos é validada pelo STF

Luís Roberto Barroso, do STF, afirmou não ser aconselhável estabelecer idades mínimas diferentes a depender do cargo público  |  Divulgação

Publicado em 27/05/2023, às 08h20   Divulgação   Cadastrado por Edvaldo Sales

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por unanimidade, a idade máxima de 75 anos para a aposentadoria de magistrados de todo o país. Em plenário virtual da Corte, os ministros julgaram improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Segundo as entidades, a Lei Complementar (LC) 152/2015, que aumentou de 70 para 75 anos a idade da aposentadoria compulsória no serviço público, violou prerrogativas do Supremo ao incluir membros do Judiciário na regulamentação.

Em seu voto, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou não ser aconselhável estabelecer idades mínimas diferentes a depender do cargo público. Para ele, ao prever a necessidade de regulamentação da idade de aposentadoria compulsória, a Constituição não indicou autoridade específica como responsável por iniciar o processo legislativo.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf Supremo Tribunal Federal ministros aposentadoria Luís Roberto Barroso

Leia também


Gabriel Monteiro é denunciado por perseguição e desacato a ex-comandante da PM


Ex-vereador de Feira de Santana morre aos 75 anos


MBL vai recolher assinaturas em papel para criação de partido próprio