Política

Arregou: Rachas em partidos na eleição motivam desfiliações; veja baixas

Arregou? Rachas em partidos na eleição motivam desfiliações, após as eleições deste ano  |  Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 04/12/2022, às 14h48   Dinaldo Silva / BNews   Redação

As brigas dentro dos partidos no decorrer das eleições deste ano cobraram o seu preço. E muitos políticos entraram para a lista do ‘arregou’, ao pedirem para sair das mais variadas siglas do país.

As divergências dentro das bandeiras resultaram em cerca de 74 pedidos de desfiliação. Do total, 70% aconteceram no PDT, que teve o candidato Ciro Gomes para a Presidência, derrotado ao final da contagem dos votos nas urnas.

Hoje é dia de comemorar o aniversário de @AnaPaulaMatosBA! Vice-prefeita de Salvador, conhecedora da alma do povo brasileiro como poucas pessoas e que me deu a honra de compartilhar a luta por um Projeto Nacional de Desenvolvimento. Que Deus siga te iluminando. 🙏❤️ pic.twitter.com/0qi96hOrLQ

— Ciro Gomes (@cirogomes) November 11, 2022

No entanto, entraram para a lista nomes de partidos como o PSDB, PT, Novo, Podemos, PSD, MDB, PSB, União Brasil, Republicanos e PP.

O PSDB foi a sigla com maior saída, após o partido de Ciro Gomes. Entre os destaques, está a desfiliação de João Doria e de Alexandre Frota da sigla.

No Novo, até um dos fundadores jogou a toalha. João Amoêdo deixou a sigla. No Podemos, o ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL), o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, também ‘arregou’.

O levantamento foi divulgado neste domingo (4), por O Globo. Pelos dados, o PDT tem 52 baixas, seguido pelo PSDB, com 11. Novo e PSB tiveram duas desfiliações cada. PT, Podemos, PSD, MDB, União, Republicanos e PP perderam um filiado cada.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política eleição pt pp PSDB eleições Republicanos Alexandre Frota partidos PDT ciro gomes psd Jair Bolsonaro bolsonaro João Doria MDB rachas podemos União Brasil desfiliações Arregou

Leia também


Entenda o que é laringoscopia, procedimento feito por Lula neste domingo, e estado de saúde do presidente eleito


Lula já tem decisão sobre Haddad na Fazenda, diz jornal


Brasileiros são denunciados por abordagem a Augusto Aras