Política

Arthur Lira comenta possibilidade de adesão do PP à base do governo Lula; saiba o que ele disse

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) vem conversando com membros do partido sobre eventual mudança de rumos da legenda  |  Elaine Menke/Câmara do Deputados

Publicado em 04/11/2022, às 16h27 - Atualizado às 16h33   Elaine Menke/Câmara do Deputados   Cadastrado por Yuri Abreu

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comentou, nesta sexta-feira (4), a possibilidade de a legenda aderir à base do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir de 2023.

O parlamentar vem conversando com membros do partido acerca de uma eventual mudança. Porém, neste primeiro momento, ele não acredita que o Progressistas, de pronto, não fará essa mudança.

O alagoano disse a correligionários, segundo o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, que parlamentares devem fazer alianças pontuais com o PT, mas considerou difícil o apoio institucional à nova gestão.

Além disso, deputados pepistas lembraram que o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, adotou discurso muito extremado na defesa de Jair Bolsonaro (PL) durante a eleição. 

A mudança brusca de posição partidária deixaria os parlamentares que iniciarão os mandatos em situação delicada.

Na última terça-feira (1º), o senador licenciado já havia afirmado que não iria aderir ao governo petista. Nessas conversas, no entanto, ele fez a ressalva de que não teria como vetar esse movimento caso seja a vontade da maioria do PP.

O dirigente comandará a transição de governo com o PT. Segundo aliados, isso não significa aproximação com petistas, mas apenas uma participação institucional.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula pp Jair Bolsonaro ciro nogueira Arthur Lira

Leia também


Trabalhador demitido em grupo de Whatsapp será indenizado pela empresa


Desempenho do PT em Lauro nestas eleições faz o partido correr risco em 2024?


De biquíni, Paolla Oliveira rebola e leva tapinha indiscreto de Diogo Nogueira; assista