Política

Átila do Congo apresenta requerimento de “CPI” para ajudar motoristas por aplicativo; saiba detalhes

Átila do Congo é presidente do Sindicato de Motoristas por Aplicativo da Bahia (Simmacter)  |  Domingos Júnior / BNews

Publicado em 15/05/2023, às 15h41   Domingos Júnior / BNews   Eduardo Dias e Edvaldo Sales

O vereador Átila do Congo (Patriota) apresentou requerimento para uma Comissão Especial de Investigação (CEI) – que é uma espécie de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), porém na Câmara de Vereadores – para ajudar os motoristas por aplicativo, que realizaram uma paralisação nacional nesta segunda-feira (15), reivindicando melhor remuneração pelas corridas, isenção de impostos e maior segurança para a categoria.

O edil, que é presidente do Sindicato de Motoristas por Aplicativo da Bahia (Simmacter), afirmou que a paralisação de hoje é uma forma de combate “às formas nefastas que as empresas de aplicativos praticam suas ações aqui na cidade de Salvador”.

Aliás, no Brasil, porque foi uma paralisação nacional. A gente está aqui com mais de 10 projetos de lei aprovados e sendo apreciados nas comissões para regular essas empresas [responsáveis pelos motoristas por aplicativo]. Essas empresas fazem o que querem. [...] Já demos entrada no pedido de CEI, popular CPI. Vamos convocar essas empresas para elas darem explicações à sociedade”, pontuou Átila em conversa com a imprensa.

De acordo com o vereador, os motoristas por aplicativo estão trabalhando de forma análoga à escravidão. “Ou seja, pagando para trabalhar, vendendo o almoço para pagar a janta, sem nenhum tipo de suporte, sem nenhum tipo de consideração, sem sequer serem ouvidos. Tem empresas que estão atuando aqui e que já tiraram a sede da cidade. Essa semana sai um projeto de lei obrigando essas empresas que prestam serviço aqui na cidade a terem sede aqui”, revelou.

O requerimento para a CEI foi apresentado por Átila. De acordo com o vereador, é importante que o Ministério Público estadual (MP-BA) seja convocado para atuar nesse caso.

Porque são necessárias explicações. As empresas estão aí lucrando bilhões por ano no nosso país e qual a contrapartida que dá? Nada! Sem reajustes todos esses anos tarifa defasada, sem tributar ISS na maioria dos municípios, só em São Paulo. Isso tem que acabar. Temos que dar paridade a esse serviço”, completou.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara de Vereadores vereador requerimento cei edil átila do congo motoristas por aplicativo Comissão Especial de Investigação

Leia também


Haddad define quando relatório do arcabouço fiscal deve ser concluído; saiba detalhes


Jerônimo Rodrigues é o entrevistado do PodZé desta segunda-feira


Arthur Lira quebra silêncio sobre possibilidade de rompimento com Lula; saiba o que ele disse