Política

Baianos disputam sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara

Lira já estar em seu segundo mandato no cargo e vai deixar o cargo em 2025  |  Fotos: Agência Câmara e Divulgação/PSD

Publicado em 04/09/2023, às 09h02 - Atualizado às 09h03   Fotos: Agência Câmara e Divulgação/PSD   Daniel Serrano

Os deputados federais já estão se articulando para a sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara dos Deputados, em 2025. Ele não poderá disputar o cargo por já estar no segundo mandato.

De acordo com a coluna de Guilherme Amado, no site Metrópoles, o grupo liderado por Lira, do PP, conta com integrantes do Republicanos e o União Brasil. Um dos cotados para o cargo é Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Casa. O parlamentar baiano é um dos aliados mais próximos de Lira e é tido como sucessor natural.

No entanto, Elmar conta com a resistência do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, que também disputa a sucessão de Lira na Câmara. 

Outra disputa acontece em paralelo com um grupo de partidos mais próximos ao governo, o PSD e o MDB. O nome mais cotado é o do deputado baiano Antônio Brito, líder do PSD.

Ele é bem-visto na Câmara, mas, segundo parlamentares, não demonstra independência o suficiente em relação ao presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Já Elmar tem mais força política do que Luciano Bivar, presidente de sua sigla. 

O outro nome na disputa é Isnaldo Bulhões, líder do MDB na Câmara. Ele tem boa interlocução com Lira e agrada ao grupo mais independente de seu partido e agregaria apoio da esquerda.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pp Câmara dos Deputados Republicanos Gilberto Kassab Elmar Nascimento psd antonio brito MDB Marcos Pereira luciano bivar Arthur Lira União Brasil Isnaldo Bulhões

Leia também


Bolsonaro passará por cirurgias em hospital paulista; saiba mais


Michelle vem causando incômodo entre filhos de Bolsonaro e cúpula do PL; saiba motivo


Forças de segurança do DF temem ataque no 7 de setembro; entenda