Política

Bolsonaro anuncia crédito mais barato da Caixa em novo aceno a caminhoneiros

Linha de crédito é específica para antecipar o pagamento de custos de frete aos caminhoneiros  |  Presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress

Publicado em 04/02/2022, às 18h06   Presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress   Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de cerimônia da Caixa Econômica Federal, nesta sexta-feira (4), para anunciar liberação de linha de crédito específica para antecipar o pagamento de custos de frete aos caminhoneiros.

Leia mais: Caminhoneiros protestam por reajuste no frete na Cidade Baixa, em Salvador

Em novo aceno a categoria que ajudou a eleger Bolsonaro e exerce frequente pressão sobre o governo, o banco passará a liberar os recursos com taxa de juros a partir de 1,99% ao mês.

"As empresas de transporte de cargas que contratam serviço de frete a prazo podem solicitar ao banco que antecipe seu pagamento diretamente ao transportador autônomo (caminhoneiro)", afirmou a Caixa, em nota.

Ainda de acordo com o banco, os recursos serão depositados diretamente na conta dos transportadores autônomos até 120 dias do pagamento do frete.

Bolsonaro não discursou durante o evento, que teve falas de ministros e auxiliares do governo enaltecendo ações do mandatário.

Segundo colocado nas pesquisas ao Planalto, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro tem investido em agendas e ações para melhorar a sua popularidade.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez elogios ao presidente, no dia seguinte à apresentação de uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que permite a redução de tributos sobre os combustíveis causar mal-estar entre a equipe econômica e o Planalto.

Isso porque a redução proposta no texto elaborado na Casa Civil é mais ampla do que havia sido combinado com Guedes.

"Vou dizer que o dream team é o nosso. Só queria deixar esse recado, agradecer ao presidente, que é o líder desse time", disse Guedes.

A proposta pretende reduzir a tributação de todos os combustíveis, inclusive do diesel, medida que também beneficia os caminhoneiros. Redigido por funcionário do Planalto, o texto foi protocolado pelo deputado Christino Áureo (PP-RJ), que agora recolhe as 171 assinaturas necessárias para que possa tramitar na Casa.

Durante o evento na Caixa desta sexta-feira (4), o presidente do banco, Pedro Guimarães, disse esperar que 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas com a nova linha de crédito.

"[Os caminhoneiros] pegavam crédito com 10% a 15% ao mês. O caminhoneiro tinha o frete, mas não tinha necessariamente o dinheiro antes de entregar a carga. Precisava pegar emprestado, até para pagar o diesel", afirmou Guimarães.

O ministro da Infraestrutura e potencial candidato a governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que a medida é "mais um produto aos caminhoneiros".

No mesmo evento, o chefe da assessoria especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, fez menção indireta à proposta de Ciro Gomes (PDT) de retirar milhões de endividados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

"Ouvi de uma pessoa até famosa, falando assim: 'Vou retirar as pessoas do SPC"', disse. "Nós fizemos da maneira certa", afirmou ainda, apontando que o saque aniversário do FGTS permitiu que pessoas com dívidas "voltem ao sistema financeiro".

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Caixa crédito bolsonaro caminhoneiros anuncia bnews aceno

Leia também


“Tem preferência, por ter interesse nacional”, diz Aras sobre análise do caso do inquérito vazado por Bolsonaro


Deputado do PT e advogados pedem que PGR investigue contrato de Sérgio Moro e acione Receita


Bruno Reis cogita pagamento de 2 salários mínimos para profissionais que atuam no Carnaval