Política

Bolsonaro estuda estender permanência nos EUA; saiba motivo

O ex-presidente viajou para os EUA no dia 30 de dezembro, dois dias antes do fim de seu mandato  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 18/01/2023, às 15h48   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Castrado por Daniel Serrano

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pensa em estender seu tempo nos Estados Unidos, onde está desde o dia 30 de dezembro. Isso porque ele teme voltar ao Brasil e ser alvo da justiça por incitar os atos golpistas ocorridos em Brasília, no último dia 8 de janeiro.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o principal entrave é a questão financeira. Para isso, um grupo de empresários de São Paulo que apoiam o ex-presidente vem se articulando para bancar a permanência dele nos EUA.

Ainda segundo a publicação, para custear a permanência do ex-mandatário naquele país, já teria sido acertado seis palestras para empresários americanos, sobre política. Cada evento custaria  US$ 10 mil (aproximadamente R$ 51 mil no câmbio atual). Aliados dizem que ele já teria se comprometido a participar de pelo menos uma delas.

Além da questão financeira, a questão legal também pode ser um obstáculo à permanência de Bolsonaro nos EUA. Ele viajou ainda como presidente. Com isso, seu visto se encerraria no final de janeiro. Um cenário que vem sendo ventilado é o de o ex-mandatário obter um visto de negócios ou trabalho temporário e turismo, estendendo a permanência em até 90 dias. 

No entanto, para obter este visto, ele precisaria sair e retornar aos EUA com essa periodicidade, o que pode gerar um desgaste político para o governo do presidente Joe Biden, pelo fato de deputados de seu partido já terem pedido a revogação da licença de Bolsonaro para permanecer no país.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Estados Unidos eleição Jair Bolsonaro joe biden atos golpista

Leia também


Jerônimo Rodrigues determina prioridade nas investigações sobre duplo homicídio de jovens indígenas no extremo sul


Saiba quantas aposentadorias do INSS os gastos de Jair Bolsonaro com cartão corporativo bancariam


Piscou: Aliados de Bolsonaro tomam medidas radicais por medo após atos terroristas; saiba detalhes