Política

Bolsonaro toma lavada no TSE após recurso contra Moraes e acende o sinal amarelo; confira

Bolsonaro tentou recurso contra Moraes no TSE em seu primeiro teste após a volta ao Brasil  |  Foto: Reprodução/TV Brasil

Publicado em 11/04/2023, às 07h54   Foto: Reprodução/TV Brasil   Cadastrado por Vinícius Dias

O primeiro teste de Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabou com uma lavada pró-Alexandre de Moraes, ministro que preside a Corte. Até mesmo o ministro indicado por Bolsonaro, Kassio Nunes Marques, foi contra o recurso do ex-presidente.

Os advogados de Bolsonaro queriam que o TSE declarasse Moraes suspeito para julgá-lo em um processo que o investiga por abuso de poder político ao usar os palácios do Planalto e da Alvorada para fazer lives durante o período eleitoral.

O pedido pela suspeição de Moraes foi motivado por um gesto do ministro associado à degola numa sessão do tribunal ocorrida em 27 de setembro de 2022.

A cena foi flagrada pelas câmeras da TV Justiça e, posteriormente, reproduzida por aliados do então presidente. O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) postou a imagem em suas redes sociais, com a pergunta: “O que será que o Ministro Alexandre de Moraes quis dizer com esse gesto?”, questionou.

Moraes nunca foi a público falar sobre o gesto e também não se manifestou a respeito do recurso. No julgamento, ele se declarou impedido de votar por ser alvo do pedido de Bolsonaro. O voto não fez falta: o pedido foi rejeitado por 7x0.

Naquele julgamento, por 4 a 3, com o voto de desempate de Alexandre de Moraes, o TSE manteve a proibição a Bolsonaro para a realização de lives de cunho eleitoral nos palácio da Alvorada e do Planalto, ao concluir que o uso do espaço geraria desequilíbrio de poder em relação aos demais candidatos.

Para a defesa de Bolsonaro, o gesto de Moraes, num julgamento em que o ministro deu o voto de desempate contra os interesses do então candidato à reeleição, “indicou uma conduta que reflete uma ausência de imparcialidade” e “é apto a revelar comportamento processual legalmente inadmissível”.

Moraes faz gesto de degola em sessão e bolsonaristas reclamam na rede.

No TSE, ministro Alexandre de Moraes passou o dedo em frente ao pescoço. Militância e filho de Bolsonaro questionam o gesto.

Leia: https://t.co/LSOZAh8FGQ pic.twitter.com/lUtIWS4Gq8

— Metrópoles (@Metropoles) September 28, 2022

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Justiça TSE stf Tribunal Superior Eleitoral Jair Bolsonaro bolsonaro Kassio Nunes Marques

Leia também


Chefe da Receita de Jair Bolsonaro envolvido no caso das joias pede demissão


Moraes pede vista e suspende julgamento que pode anular eleição de sete deputados