Política

Brasil "previu" guerra entre Israel x Hamas; entenda

Conflito em Israel seria discutido em sessão da ONU  |  Breno Esaki/Metrópoles

Publicado em 12/10/2023, às 17h37   Breno Esaki/Metrópoles   Douglas Santana

Todo o mundo está acompanhando os desdobramentos do conflito que envolve Israel e o grupo Hamas. Seis dias antes da guerra começar, o governo brasileiro parecia que estava prevendo o fato, quando anunciou que dedicaria uma sessão da ONU à questão da Palestina.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Naquele momento, no dia 1° de setembro deste ano, o Brasil havia assumido a presidência rotativa do Conselho de Segurança, das Nações Unidas. O mandato durou até o fim do mês passado.

De acordo com a coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, o Itamaraty informou que a sessão está mantida. Ela será presidida pelo chanceler Mauro Vieira. A data para realização do debate está prevista para o dia 24 deste mês de outubro.

“A promoção de uma cultura de paz é um dever de todos nós. Construí-la requer persistência e vigilância. É perturbador ver que persistem antigas disputas não resolvidas e que surgem ou ganham vigor novas ameaças. Bem o demonstra a dificuldade de garantir a criação de um Estado para o povo palestino”, declarou o presidente Lula (PT), em setembro, durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.

Classificação Indicativa: Livre


Tags onu Guerra brasil mundo israel hamas gaza

Leia também


Assustada, jornalista da Globo se explica após ligar PT ao Hamas


Musa do OnlyFans recebe convocação para guerra entre Israel e Hamas; confira


Israel diz que pode haver brasileiros entre reféns do Hamas


Lula faz pedido por libertação de crianças reféns em Israel