Política

Bruno Reis rebate acusações de desmatamento em Salvador, diz ter plantado mais de 130 mil árvores e acusa governo do Estado de ‘hipocrisia’

Prefeito defendeu obras privadas, citou ações de preservação ambiental da gestão municipal e criticou a falta de políticas do governo estadual para conter o desmatamento na Bahia  |  Bruno Reis - Devid Santana/Bnews

Publicado em 12/08/2026, às 09h09   Bruno Reis - Devid Santana/Bnews   Eduardo Costa

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), se defendeu das acusações de desmatar as áreas verdes da capital baiana. Em entrevista ao apresentador José Eduardo nesta quarta-feira (12) no programa Giro Baiana, da Baiana FM 89,3,  o gestor municipal, afirmou que nos últimos anos a sua gestão plantou mais de 130 mil árvores e que o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) preservou 16 mil km².

Plantamos diversos parques nos últimos anos, e temos outros para implantar, como o Parque do Vale da Mata Escura, o Parque Socioambiental de Canabrava e o Parque do Vale de Pitanga. Áreas que nós estamos preservando. Todas as obras da prefeitura têm a estratégia de fazer o replantio, poder transplantar o que é possível, e o que não é possível, a gente faz a política de compensação”, afirmou o prefeito.

Bruno também defendeu as obras privadas que acontecem em Salvador, justificando que elas são importantes para o "desenvolvimento econômico, emprego e renda".

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O prefeito também disparou críticas ao que apontou como “hipocrisia” do governo do Estado. Bruno citou a venda do antigo terreno do Centro de Convenções de Salvador e afirmou ainda que a Bahia é o segundo estado que mais desmata no país.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

“O governo do estado, que fica estimulando esse debate. Eles pegam, vão vender o Centro de Convenções e, se não há protesto, não há denúncia, iam vender uma área de preservação ambiental”, afirmou

A Bahia é o segundo estado com maior número de desmatamento em todo o país. Me diga aqui uma política pública do governo do estado de preservação ambiental. Pelo contrário, a gente vê com as secas, faltando água em tudo que é lugar, queimadas que ocorrem por conta do calor, e todo ano uma loucura, uma luta para preservar parques ambientais espalhados pela Bahia”, declarou.

Bruno Reis também criticou o veto da candidatura do vereador André Fraga (PV) a deputado estadual pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV.

Por mais que integre o PV, Fraga é figura ativa do grupo de Bruno em Salvador, que é oposição ao governo do Estado. O vereador é conhecido por defender pautas ambientalistas.

Na entrevista, Bruno criticou a falta de protesto com o veto à candidatura de Fraga, afirmando que os ambientalistas "mamam nas tetas do governo".

"É esse o compromisso deles com a causa ambiental? Cadê os ambientalistas que não falam isso? Não vi ninguém protestando, criticando o governo. É porque estão tudo lá? Estão tudo recebendo, mamando nas tetas do governo. Porque se tem alguém que defende com seriedade, é o melhor quadro público talvez do Brasil, é André Fraga, que queria defender essa pauta, essa bandeira, e ninguém fala nada”, afirmou Bruno.

Classificação Indicativa: Livre


TagspolíticaprefeitoBruno ReisÁrvoresbaiana fmdesmatamento salvador

Leia também


FIM DA BRIGA! Fernanda Lima fecha acordo e encerra guerra judicial com a Prada


Bruno Reis diz que obras de Jerônimo atrasam porque empreiteiros estão sem receber: “O estado está devendo”