Política

Carballal x Laina: Carlos Muniz quebra silêncio sobre polêmica do mandato coletivo na Câmara de Salvador; ASSISTA

Carlos Muniz opinou sobre a polêmica da semana na Câmara de Salvador  |  Foto: Domingo Júnior/BNews

Publicado em 06/04/2023, às 08h58   Foto: Domingo Júnior/BNews   Cadastrado por Vinícius Dias

A polêmica da semana na Câmara Municipal de Salvador ainda vai dar pano para manga. Nesta quinta-feira (6), o presidente da casa, Carlos Muniz (PTB), abriu o jogo sobre o imbróglio iniciado após o vereador Henrique Carballal (PDT) questionar a presença da co-vereadora Cleide Coutinho (PSol) na cadeira de Laina Crisóstomo (PSol), titular do mandato Pretas por Salvador.

Carballal questionou a legitimidade de Cleide após a co-vereadora ocupar a cadeira. Em um bate-boca acalorado com os jornalistas Henrique Brinco, editor de política do BNews, e Eduardo Dias, o edil ameaçou renunciar ao mandato caso seja comprovado que o nome das três integrantes do mandato esteja no diploma entregue pelo TRE após a eleição.

Carballal x Laina: Carlos Muniz quebra silêncio sobre polêmica do mandato coletivo na Câmara de Salvador; ASSISTA pic.twitter.com/31lfedtwnI

— bnewsvideos (@bnewsvideos) April 6, 2023

 

O mandato coletivo busca reconhecimento de sua legitimidade desde quando tomou posse, em janeiro de 2021.

"Nós vamos convocar uma reunião de líderes para tomar toda a decisão, mas, infelizmente, o que ela diz, não é verdade. Isso não existe no regimento, não existe nem mandato coletivo, nem existe CNPJ em atuação na Câmara de Vereadores. Lá existe o CPF de Laina como vereadora e mais nenhum outro", disse Muniz.

"Mandato coletivo até agora não foi reconhecido pelo TSE nem pelo TRE pois a única pessoa que toma posse é quem vai para o nome na urna. As três que tem mandato como co-vereadora, como elas chamam, não tomaram posse. Se for pelo regimento, Carballal tem razão. Será uma decisão coletiva dos vereadores através de uma reunião de líderes", finalizou.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política TRE TSE Carballal Henrique Carballal Carlos Muniz pretas por salvador mandato coletivo láina crisóstomo

Leia também


Mais fortes juntas do que fragmentadas, diz Laina “Pretas por Salvador” sobre mandato coletivo na Câmara