Política

Caso Daniel Silveira: PGR finalmente se manifesta sobre extinção da pena

Procuradora solicita a extinção da pena de 8 anos e 9 meses de prisão de Daniel Silveira  |  Agência Câmara/Divulgação

Publicado em 14/06/2022, às 13h49   Agência Câmara/Divulgação   Redação BNews

A Procuradoria Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que declare a extinção da pena de 8 anos e 9 meses de prisão imposta ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), além da retirada da tornozeleira. O valor das multas chega a R$ 645 mil.

Na manifestação encaminhada hoje ao ministro Alexandre de Moraes, a vice-PGR Lindôra Araujo disse que o indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro não pode ser objeto de controle do Poder Judiciário e que tem eficácia imediata.

“O decreto de indulto individual é existente, válido e eficaz, sendo que a sua repercussão jurídica na punibilidade está condicionada à necessária decisão judicial que declara extinta a pena do condenado”, declarou.

Silveira foi condenado pelo STF por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do tribunal e instituições como o próprio STF. Um dia após a condenação, o presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto no qual perdoou a pena.

“O decreto presidencial é existente, válido e eficaz, sendo que o gozo dos benefícios da graça concedida está na pendência da devida decisão judicial que declare extinta a pena”, acrescentou.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf Jair Bolsonaro Alexandre de Moraes daniel silveira Lindôra Araujo

Leia também


Contas bancárias da esposa de Daniel Silveira são bloqueadas pelo STF


Esposa de Daniel Silveira diz que teve bens bloqueados por Moraes


Bolsonaro agora diz que mal conhece Daniel Silveira, pivô de atrito dele com o STF