Política

Centrão pressiona Lula a manter ministro investigado pela PF

Na última sexta (1º), Juscelino Filho foi alvo de uma operação que investigava um suposto esquema de lavagem de dinheiro da Codevasf  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 04/09/2023, às 10h11   Ricardo Stuckert / PR   Daniel Serrano

Em meio às negociações para que o PP e o Republicanos integrem o atual governo, o presidente Lula vem sendo pressionado por partidos do Centrão para manter o ministro das Comunicações Juscelino Filho, do União Brasil, no cargo. As informações são da coluna de Josias de Souza, no portal UOL.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na última sexta-feira (1º) uma operação que investigava  um suposto esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Além do ministro, a irmã do ministro, Luanna Rezende (UB), prefeita da cidade de Vitorino Freire (MA), também foi alvo da ação.

De acordo com a publicação, integrantes do centrão acreditam que a demora de Lula na “mini-reforma ministerial”  e a operação da PF sobre Juscelino não são mera coincidência. Para esse grupo de parlamentares, a ação seria para constranger o centrão a aceitar ministérios menores. O suposto complô já teria sido usado quando a PF pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar Arthur Lira no caso dos kits de robótica.

Ainda segundo o colunista, em conversas com auxiliares, Lula cogitou a possibilidade de trocar Juscelino por outro nome do União Brasil. Ao tomarem conhecimento da possível substituição, os líderes do partido na Câmara e no Senado, Elmar Nascimento e Efraim Filho, divulgaram uma nota de "solidariedade e apoio" a Juscelino.

Os parlamentares disseram que o inquérito da PF contém "denúncias e indícios que ainda não foram devidamente apurados" e destacaram que o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, negou pedido de busca e apreensão contra Juscelino.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula stf PF Elmar Nascimento codevasf Efraim Filho centrão União Brasil Juscelino Filho

Leia também


PL estuda realizar alianças com PT nas eleições de 2024


Hilton Coelho garante que não haverá bate-chapa no PSOL na escolha de candidato a prefeito de Salvador


Bolsonaro passará por cirurgias em hospital paulista; saiba mais