Política

Cláudio Castro bate martelo e define data para deixar governo do RJ

Medida ocorre a retomada do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode tornar Cláudio Castro inelegível por oito anos  |  BNEWS

Publicado em 22/03/2026, às 16h39   BNEWS   Redação Bnews

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), já definiu a data que vai anunciar a renúncia ao cargo. De acordo com o jornal O GLOBO, a decisão será sacramentada nesta segunda-feira (24). 

A cerimônia está prevista para ocorrer às 16h30 no Palácio Guanabara. A medida ocorre a retomada do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode tornar Cláudio Castro inelegível por oito anos. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Por estar sem vice-governador, uma vez que Thiago Pampolha é, atualmente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cláudio Castro será  substituído pelo desembargador Ricardo Couto, presidente do Tribunal de Justiça. 

Será convocada uma eleição indireta para que os deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) elejam o novo governador. 

Cláudio Castro é investigado por suposto abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral de 2022. A articulação visa que as apurações contra ele percam força, podendo assim ser um nome viável ao Senado em 2026.

Classificação Indicativa: Livre


TagsgovernadorTSEeleiçõesRio de JaneirojulgamentoTribunal Superior EleitoralO Globoassembleia legislativarenúnciacerimôniatribunal de contastribunal de justiçaconselheiroinelegívelPalácio GuanabaraalerjCláudio CastroThiago PampolhaRicardo couto

Leia também


Crise política pode deixar Rio de Janeiro sem governador; entenda


Erika Hilton chama operação no Rio de "extermínio" e faz grave acusação contra Cláudio Castro