Política

Com mais um voto, resultado sobre o marco temporal segue indefinido; entenda

Ministro André Mendonça votou a favor da tese em deixou tudo empatado no julgamento do STF  |  Carlos Moura / SCO / STF

Publicado em 31/08/2023, às 06h52   Carlos Moura / SCO / STF   Cadastrado por Tácio Caldas

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estiveram reunidos para dar seguimento ao julgamento do marco temporal, na última quarta-feira (30). Neste encontro, o ministro André Mendonça proferiu o seu voto e deixou a decisão empatada em dois votos a dois. Faltando sete ministros se posicionarem, a votação seguirá nesta quinta-feira (31).

Para acompanhar e pressionar contra uma decisão favorável ao marco temporal, um grupo de indígenas se dirigiu para Brasília. De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), cerca de 650 pessoas se direcionaram ao local para acompanhar a retomada do julgamento.

Apesar de já ter definido o seu voto, Mendonça ainda vai concluir a leitura do seu voto nesta quinta (31). Outro ministro que já havia votado a favor do marco temporal foi o ministro Nunes Marques. Vale lembrar que a tese em discussão estabelece que os povos indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam à época da promulgação da Constituição de 1988. Edson Fachin e Alexandre de Moraes votam contra a aprovação do marco temporal.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (30):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Brasília stf Supremo Tribunal Federal André Mendonça mendonça Edson Fachin Alexandre de Moraes Articulação dos Povos Indígenas do Brasil Nunes Marques marco temporal Apib Constituição de 1988

Leia também


VÍDEO: Trabalhadores ferroviários morrem após serem arrastados por trem


“Vai ter sangue”, afirma outra facção supostamente enganada pelo “Engomadinho do Bitcoin”


123milhas detalha dívidas na Justiça, mas nem todos clientes estão na lista; o que fazer para receber?