Política

Comissão da Câmara aprova projeto sobre estabilidade de trabalho temporária para pacientes com câncer

De autoria do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT), o texto segue para a Comissão do Trabalho  |  Antonio Cruz/ Agência Brasil

Publicado em 16/12/2021, às 05h15   Antonio Cruz/ Agência Brasil   Redação BNews

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (15) um projeto de lei que concede estabilidade provisória ao trabalhador com câncer. De autoria do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT), o texto segue para a Comissão do Trabalho.

A proposta altera a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). De acordo com o processo, a concessão da estabilidade vai durar enquanto o paciente estiver em tratamento, sem depender do benefício do auxílio doença, e perdurará até 12 meses após alta médica.

Segundo o deputado, o trabalhador que tenha tido câncer deverá fazer o acompanhamento por cinco anos para ser considerado efetivamente curado. Assim, “nada mais justo, portanto, do que lhe assegurar a necessária tranquilidade da manutenção de seu contrato de trabalho, atendendo aos princípios constitucionais da preservação da dignidade humana e da valorização social do trabalho”.

Classificação Indicativa: Livre


Tags deputado federal projeto Félix Mendonça

Leia também


Félix Mendonça Jr. reage após Sergio Moro ultrapassar Ciro Gomes


Presidente do PDT baiano avalia que retorno das coligações contribuirá para deterioração da política partidária