Política

Congresso Nacional dará atenção à pautas econômicas nesta semana; saiba detalhes

Relacionamento entre parlamentares e equipe econômica será testado nos próximos dias  |  Wilson Dias / Agência Brasil

Publicado em 02/10/2023, às 09h06 - Atualizado às 09h13   Wilson Dias / Agência Brasil   Tácio Caldas

As pautas econômicas que estão em andamento no Poder Legislativo devem ser retomadas essa semana. Essa previsão acontece após um suposto acordo entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Vale lembrar que essas pautas ficaram 'paralisadas' devido a um protesto dos parlamentares contra a quebra de acordos e aos vetos do presidente Lula (PT) em duas situações.

Como parte desse protesto, inclusive, na semana passada, os deputados federais fizeram uma ação de 'público zero' e esvaziaram o plenário, obstruindo a pauta que seria discutida e votada. Isso tudo porque Lula havia vetado o texto do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e também do Arcabouço Fiscal.

Agora, com a situação 'sob controle' e 'apaziguada', tudo indica que as pautas econômicas irão caminhar na 'Casa Baixa'. As pautas que devem ser discutidas podem ajudar nos ganhos de receita do Governo Federal: a taxação de fundos offshore e exclusivos, além do Projeto de Lei (PL) do Marco das Garantias. Os dois primeiros compõem um pacote apresentado por Haddad e devem ter os relatores indicados ainda nessa segunda-feira (2) para viabilizar a votação antes do final de semana.

Já a PL do Marco das Garantias, que busca a facilitação na obtenção de crédito, está de volta à Câmara dos Deputados, após ser aprovada e passar por modificações no Senado Federal. Por isso, precisa ser analisado novamente pelos parlamentares antes de ser enviado para a sanção de Lula.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (29):

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula Fazenda ministro pp Câmara dos Deputados Fernando Haddad PL ministro da Fazenda Haddad projeto de lei Senado Federal poder legislativo casa baixa Arthur Lira carf Conselho Administrativo de Recursos Fiscais arcabouço fiscal Marco das Garantias

Leia também


Marina Ruy Barbosa usa vestido caríssimo durante casamento de Ronaldo Fenômeno; saiba o valor


Gato tempera arroz de jeito diferente e deixa tutora incrédula; assista


Companhia aérea comunica lançamento de US$ 370 milhões em títulos; confira detalhes