Política

Congresso retomará projeto de regulação de redes sociais em 2024; saiba detalhes

Relator do projeto negocia flexibilização de pontos do texto para aprovar a matéria de forma consensual  |  Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 28/12/2023, às 11h06 - Atualizado às 11h09   Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil   Tácio Caldas

O Projeto de Lei (PL) 2630, também conhecido como PL das Fake News, deve ter a discussão retomada em 2024 na Câmara dos Deputados. Este é o interesse do relator da proposta, o deputado Orlando Silva (PCdoB). De acordo com ele, o projeto deve ser discutido na 'Casa Baixa' após o retorno do recesso parlamentar.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Várias notícias sobre o assunto e alguns incidentes recentes atrelados à Fake News e exposições, ampliaram o conhecimento do público sobre esses crimes. Os casos mais recentem vão desde uso de inteligência artificial para simular nudez de menores até grupos de chantagem e invasão de contas para diversos motivos. As mortes de uma jovem de 22 anos e do influencer PC Siqueira também impulsionaram o assunto.

Creio que há espaço para debater o tema novamente. Será na volta do recesso. O governo precisará dar um passo atrás em um ou dois pontos para que, seja possível construir a maioria", afirmou o deputado.

O que diz o Ministério da Justiça

Na Justiça, o entendimento é o de que esse tema não pode e nem deve ser postergado por mais tempo. De acordo com o secretário-executivo da pasta e interino no comando do ministério, o processo tem que continuar. "O PL 2630 tem que andar", destacou Ricardo Cappelli. Com informações da colunista Daniela Lima do G1 e do Conexão GloboNews.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Ministério da Justiça Câmara dos Deputados Orlando Silva PL deputado ministério PCdoB projeto de lei parlamentar casa baixa fake news secretário-executivo inteligência artificial PL das Fake News Ricardo Cappelli Cappelli Projeto de Lei 2630

Leia também


Após fiasco por não tomar vacina, Djokovic vive seu melhor ano


Laudo descarta indícios de compartilhamento de pornografia infantil de PC Siqueira


Pinscher desaparece em bairro de Salvador e motorista desabafa: 'não consigo trabalhar'