Política

Cota para mulheres nos parlamentos é analisada pela Câmara; saiba quanto

Comissão especial analisa texto de Antonio Carlos Rodrigues que estabelece cota feminina nos parlamentos brasileiros  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 26/09/2023, às 08h17 - Atualizado às 08h31   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Tácio Caldas

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados está analisando a proposta do deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (PL). Essa proposta versa sobre a 'instalação' de uma cota de 15% para mulheres nos parlamentos do país. Se for aprovada na 'Casa Baixa', a medida ainda precisará passar pelo crivo do Senado Federal antes de voltar para a Câmara e ser sancionada pelo presidente Lula (PT).

De acordo com o parlamentar, a intenção é que o texto já comece a valer nas eleições municipais. Caso aconteça, a nova cota para mulheres contemplará 5.568 cidades em todo o Brasil. Vale lembrar que, segundo um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 900 cidades não contam com sequer uma edil.

O texto do deputado também almeja melhorias na cota. Para as eleições de 2026, Rodrigues determinou um aumento definitivo das cotas para 20%. O detalhe é que essas cotas só contarão para as assembleias legislativas e para a Câmara dos Deputados, já que nesses locais, o sistema de votação é propossional. O Senado Federal não é contemplado porque o sistema é majoritário. As informações são do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Antonio Carlos Rodrigues, inclusive, conversou com o colunista. O parlamentar detalhou quais serão os seus próximos passos, após apresentar o projeto. “Sobre os 15% em 2024 e 20% em 2026, vou acompanhar a posição da maioria da Comissão Especial. O que for a vontade da maioria, para aumentar ou reduzir esse percentual, eu apoiarei”, afirmou o deputado.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (25):

Classificação Indicativa: Livre


Tags deputado federal TSE pt Lula Câmara brasil Câmara dos Deputados Tribunal Superior Eleitoral PL deputado Senado Federal parlamentar eleições municipais comissão especial edil antonio carlos rodrigues eleições de 2026 Casa Baixa'

Leia também


Jovem é apontado como pivô do término de Ana Castela e Gustavo Mioto; saiba quem


Ex-BBB Diego Alemão é preso no Rio; saiba motivo


Gerente morre após sofrer golpe do ‘boa noite, Cinderela’; saiba mais