Política
Publicado em 03/10/2026, às 17h15 Reprodução / Verdes Mares Leonardo Oliveira
A Datafolha divulgou neste sábado (3), véspera do 1º turno, a pesquisa da disputa pelo governo do Ceará que aponta o candidato Elmano de Freitas (PT) com 50% dos votos válidos, enquanto Ciro Gomes (PSDB) possui 47%. Dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
Delegado Huggo (Missão), Vera Lúcia (Novo) e Zé Batista (PSTU) surgem cada um com 1% dos votos válidos. Já os s outros candidatos, Danilo Soares (Democrata), Ieri Braga (PCO) e Serley Leal (UP), não pontuaram.
Na pesquisa estimulada, onde a lista de candidatos é mostrada aos eleitores entrevistados, com a pergunta: "Se a eleição para governador do Estado do Ceará fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?", Elmano de Freitas (PT) aparece com 50% dos votos válidos. Confira os resultados:
O levantamento foi encomendado pelo jornal O Povo e ouviu 1560 eleitores em 59 municípios nos dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número CE-09234/2026.
Com os votos totais da pesquisa da Datafolha, o que inclui votos em branco, nulos e eleitores indecisos, Elmano aparece com 46% contra 44% de Ciro.
Na simulação do cenário de 2ª turno, na disputa entre Elmano e Ciro, o candidato petista seria reeleito com 49%.
Quaest: Raquel Lyra lidera corrida ao governo de Pernambuco e deve vencer no primeiro turno
Quaest: Dr. Daniel lidera com 57% na disputa pelo governo do Pará; Hana Ghassan tem 40%