Política
Publicado em 20/06/2025, às 18h51 Lula Marques/Agência Brasil Redação Bnews
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou, nesta sexta-feira (20), que só irá pautar a nova versão da PL da Anistia, se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais autores intelectuais não fossem incluídos. A nova proposta oferece aos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a redução das penas.
A formulação final do projeto de lei inclui ainda os brasileiros que fugiram do país, para não serem penalizados pelos atos antidemocráticos. Ao todo, cerca de 200 pessoas que participaram da invasão das sedes dos Três Poderes saíram do país.
O projeto é de autoria do ex-deputado federal Vitor Hugo (PL-GO), e determina a anistia de todos os envolvidos que participaram dos atos ocorridos no 8 de janeiro. O projeto vem sendo discutido pelo presidente do Senado, juntamente com o presidente da Câmara de Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) e com participação do ex-presidente.
Para a CNN, cúpula nacional do PL informou que aceitou a determinação do senador e não incluirá Bolsonaro na proposta de anistia.
Lula aposta em Davi Alcolumbre para salvar pacote do IOF, mas estratégia enfrenta obstáculos
João Campos diz que governo Lula é 'melhor do que as pessoas têm percebido'