Política

PL da Anistia: Novo texto pode promover reviravolta em condenações por ataques no 8/1

Antônio Cruz/Agência Brasil
Expectativa é que o novo texto seja apresentado na semana que vem à Câmara dos Deputados  |   Bnews - Divulgação Antônio Cruz/Agência Brasil
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 18/06/2025, às 15h54



O novo projeto de lei que propõe a redução da pena aos envolvidos nos ataques antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023 irá incluir também pessoas foragidas no exterior. A expectativa é que a formulação do texto será apresentada na semana que vem à Câmara.

Caso seja aprovada, a proposta incluirá brasileiros que fugiram para países como Argentina e Uruguai após as condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Estima-se que 200 pessoas que invadiram a sede dos Três Poderes saíram do país. 

O projeto tem sido colocado em debate entre os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil) e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos). De acordo com informações da CNN, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também tem participado das negociações. 

A tendência é que o Partido Liberal (PL) se posicione publicamente contra a proposta. No entanto, no momento da votação, vote a favor do texto, uma vez que a legenda tem ajudado na formulação da proposta. 

Deputados bolsonaristas têm se articulado para apresentar um destaque que inclua o ex-presidente.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)