Política

Deputados baianos se reúnem nesta terça com Lira sobre chuvas na Bahia

A reunião sobre as chuvas na Bahia foi solicitada por Marcelo Nilo (PSB)  |  Divulgação

Publicado em 27/12/2021, às 18h00   Divulgação   Redação BNews

Deputados federais baianos vão se reunir nesta terça-feira (28), às 11h, com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), para discutir ajuda às famílias vítimas das fortes chuvas no sul do estado.

A reunião foi solicitada pelo coordenador da bancada da Bahia na Câmara, Marcelo Nilo (PSB). "A situação é muito grave. Dezenas de cidades destruídas e encobertas de água e lama. Milhares de pessoas desabrigadas e que precisam demais de todo tipo de assistência”, disse o deputado Marcelo Nilo, que acrescentou: “Sem cor partidária, a bancada da Bahia está unida na busca por alternativas e recursos para atender as prefeituras e vítimas das enchentes."

A Bahia contabiliza, até esta segunda-feira (27), 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência.

Foram registrados ainda 358 feridos e 20 mortos. Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento, e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. O total de pessoas afetadas é superior a 470 mil (471.009).

Leia mais: AL-BA destina R$ 12,6 milhões em emendas para vítimas da chuva

Acesso a cidades do Recôncavo deve ser liberado até sexta, diz prefeito

Confira como ajudar famílias atingidas pelas chuvas na Bahia

Previsão do tempo

As fortes chuvas que atingem o sul da Bahia devem continuar nos próximos dias, segundo previsão da agência de meteorologia Climatempo. As condições climáticas deixaram 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados e 20 mortos.

O tempo segue instável nesta segunda-feira (27), com condições para chuva frequente, por vezes forte, e que eleva ainda mais os acumulados (especialmente no litoral, sul e centro-oeste do estado). A Climatempo alerta para o risco de novas enchentes, transbordamentos de rios e córregos, alagamentos e deslizamentos de terra.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia deputados reunião chuva bnews Arthur Lira

Leia também


Chuvas na Bahia são reflexo de La Niña e aumento da temperatura no oceano


Governo deve enviar 90 médicos a regiões atingidas por chuvas na BA