Política

Deputados federais baianos são cotados para substituir Arthur Lira em 2025; saiba quais

Parlamentares baianos representam interesses diversos no Congresso Nacional  |  Divulgação / Agência Câmara

Publicado em 09/06/2023, às 12h13   Divulgação / Agência Câmara   Lula Bonfim

Dois parlamentares eleitos pela Bahia estão sendo cotados para assumir a presidência da Câmara dos Deputados a partir de fevereiro de 2025, quando o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), será obrigado a deixar a principal cadeira da Mesa Diretora do legislativo brasileiro.


Um deles é o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), que é um aliado de primeira hora de Lira e foi considerado um dos nomes mais fortes para assumir a presidência da Casa em 2021, com a saída do então presidente Rodrigo Maia (PSDB-RJ).


O parlamentar baiano também chegou a ser cotado como indicação de seu partido para a Esplanada dos Ministérios, mas foi vetado por influência do PT-BA. Nos bastidores de Brasília, comenta-se que a não aceitação de Elmar por parte do governo federal seria um dos motivos da resistência de parte do Congresso com os projetos encaminhados pelo Executivo.


A escolha por Elmar representaria uma vitória do Centrão e dos considerados “parlamentares profissionais”. Tanto ele quanto Lira são vistos pelo Congresso como uma espécie de “sindicalistas”, representantes da “classe” dos deputados federais.


Já o outro nome baiano especulado para assumir a presidência da Câmara a partir de 2025 é o do deputado federal Antonio Brito (PSD), que é líder de seu partido na Casa e tem mantido boas relações dentro do Congresso Nacional.


A possibilidade foi revelada nesta sexta-feira (9) pelo colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, que apontou que o PSD aposta em Brito para assumir o comando da Câmara no contexto de um suposto enfraquecimento de Arthur Lira, que teria dificuldades para emplacar um aliado como sucessor.


Antonio Brito é filho do jurista e do vereador de Salvador, Edvaldo Brito, e teria uma excelente relação com importantes lideranças políticas do país, como o presidente do PSD, Gilberto Kassab, o senador Otto Alencar (PSD) e o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.


Uma possível ascensão de Brito à presidência da Câmara representaria uma reaproximação entre os interesses do governo Lula e do Congresso Nacional, já que o PSD é visto como uma legenda mais governista do que PP e União Brasil. Além disso, o próprio diretório baiano do PSD, sob a liderança de Otto, é assumidamente lulista.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara dos Deputados Antônio Brito Elmar Nascimento Arthur Lira

Leia também


STF decide nesta sexta sobre partido que assumirá vaga deixada por Deltan Dallagnol


Levantamento aponta que aprovação do governo Lula teve queda em relação a abril; saiba detalhes


Lula resgata plano contra racismo interrompido por Bolsonaro na ONU