Política

Desembargadores querem saber quem vazou dados de processo sigiloso em Porto Seguro; entenda

Os desembargadores do TJ-BA querem saber quem vazou as informações sobre processo sigiloso  |  Divulgação / TJ-BA

Publicado em 26/06/2024, às 21h23   Divulgação / TJ-BA   Redação

O vazamento de informações sobre processo que apura um suposto esquema de corrupção que envolve magistrados da Comarca de Porto Seguro, e que corria em segredo de Justiça, foi tema de discussão entre desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) que aventam a possibilidade de uma análise do Ministério Público Estadual (MP-BA) sobre a quebra do sigilo. 

A procuradora-geral Adjunta, Wanda Valbiraci Caldas Figueiredo, defendeu que a Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) deve ser acionada. “Que tem que ser investigado tem, principalmente porque não é o primeiro caso”, destacou a magistrada. As informações são do site Política Livre.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Roberto Maynard Frank, também se posicionou: "o processo se encontrava e se encontra em segredo de justiça [...] é um fato: houve vazamento [de informações]. Que vazou, vazou. Não dá para tapar o sol com a peneira. Da Corregedoria não saiu nenhuma informação".

A presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, destacou, ainda segundo o Política Livre, que pode ter havido algum acesso indevido de algum servidor ou assessor. "O relatório foi exposto na íntegra", comentou. O ex-presidente da Corte, Nilson Soares Castelo Branco, isentou, entretanto, a imprensa da responsabilidade pelo vazamento: "“A imprensa não tem culpa. O problema é quem envia e viola esse segredo”.

Classificação Indicativa: Livre


TagsTJ-BAMP-BAPorto Seguro

Leia também


Faroeste em Porto Seguro: OAB-BA e Subseção do sul da Bahia emitem nota pública sobre afastamento de juízes investigados


Faroeste em Porto Seguro: Juízes e autoridades são investigados por grilagem e agiotagem