Política

Dino nega pedido da defesa e mantém cassação de mandato de deputado acusado de matar Marielle

Defesa pediu ao STF a concessão de medida cautelar para reverter decisão que cassou o seu mandato por faltas injustificadas.  |  Câmara dos Deputados

Publicado em 18/09/2025, às 16h50   Câmara dos Deputados   Redação

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve nesta quinta-feira (18) a cassação de mandato do ex-deputado Chiquinho Brazão, um dos réus pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018. 

Em 8 de setembro, a defesa pediu ao STF a concessão de medida cautelarpara afastar a decisão da Mesa da Câmara dos Deputados que cassou o seu mandato por faltas injustificadas nas sessões plenárias. O ex-deputado alega que a medida é inconstitucional, uma vez que não poderia comparecer às sessões porque está preso preventivamente.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A cassação aconteceu em abril deste ano, em razão de ele ter ficado mais de um ano preso preventivamente, sob a acusação de ser um dos mandantes do assassinato. Ao todo, foram registradas 72 faltas às sessões plenárias. Atualmente, ele aguarda o julgamento do caso em prisão domiciliar. 

Dino destacou que o Regimento Interno da Câmara não prevê, entre as hipóteses de licença do mandato, as prisões preventivas, motivo pelo qual não poderia reverter a decisão da Mesa Diretora. 

O ministro disse que o ato é também compatível com o artigo 55 da Constituição, que prevê a perda de mandato para o parlamentar que faltar a um terço das sessões ordinárias.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsdeputadosassassinatostfjulgamentoprisãocassaçãomandatofaltamedida cautelarsessõesregimento internoFlávio Dinomarielle francoanderson gomeschiquinho brazão

Leia também


Defesa de Domingos Brazão recebe negativa de Moraes após pedido; saiba qual


Sobrinho de bicheiro vai assumir vaga de Chiquinho Brazão; saiba quem