Política

Direto de Brasília: Alice Portugal revela expectativa de votação na Câmara dos Deputados

Alice Portugal também respondeu um questionamento sobre o arcabouço fiscal  |  Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Publicado em 04/07/2023, às 14h04   Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados   Daniela Pereira e Edvaldo Sales

A deputado federal Alice Portugal (PCdoB), revelou, em entrevista ao BNews, nesta terça-feira (4), a expectativa para votação na Câmara dos Deputados nesta semana. De acordo com a parlamentar, até a próxima sexta-feira (7), a Casa vai tratar de uma pauta relevante para o Brasil.

Vamos votar os novos princípios para o Carf [Conselho de Administração de Recursos Fiscais] e a reforma tributária, que há muitos anos está em debate nessa Casa, e que agora, me parece que há uma força tarefa no sentido de unificar detalhes que simplifiquem a tributação em nosso país, facilitando para os que mais precisam, é o que defenderei. Então, é uma semana de grande trabalho. Ontem, votamos um programa especial do MEC, da educação em tempo integral, e agora seguiremos com Carf e reforma tributária”.

Além disso, Alice respondeu um questionamento sobre o arcabouço fiscal. O relator, Cláudio Cajado, disse que não vai aceitar nenhum tipo de alteração vinda do Senado. Sobre isso, a parlamentar disse: “Talvez ele tenha problemas, porque nós vamos defender a retirada do Fundeb, porque não é possível deixar um fundo que é uma cesta de impostos, que garante o financiamento da educação e a valorização do magistério, além do piso salarial nacional do professor, em que sou uma das autoras”.

Nós vamos defender a emenda do senado para que o fundeb não esteja no arcabouço e não sofra qualquer risco, apesar de haver blindagens, não é o caso de sofrer esse risco com aquilo que é a determinação do futuro da nação, a educação brasileira.”

*A repórter viajou para Brasília para fazer a cobertura no Congresso Nacional.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara dos Deputados votação alice portugal parlamentar carf arcabouço fiscal

Leia também


Geraldo Júnior aponta condição para ser candidato à prefeitura de Salvador: “unanimidade”


Marta Rodrigues detalha próximos passos do PT sobre as eleições de 2024


Jerônimo Rodrigues comemora oficialização da BYD na Bahia e garante visita de Lula à fábrica