Política

Entenda a missão de Jaques Wagner diante da CPI da Braskem

Wagner precisará colocar a prova a sua capacidade de articulação no Senado Federal  |  Arquivo / BNews

Publicado em 14/12/2023, às 10h38 - Atualizado às 10h42   Arquivo / BNews   Tácio Caldas

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu uma missão complicada para Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado Federal. Sabendo que a CPI da Braskem é algo inevitável devido ao desastre ocorrido em Maceió, Lula precisa que o relator seja um parlamentar que não atrapalhe as relações do governo federal com Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Wagner, que é um bom articulador, terá que ‘fazer mágica’. Isso porque Lula não quer desagradar a ninguém e esse movimento pode gerar atrito na ‘Casa Baixa’. O nome mais provável para assumir a relatoria da CPI seria do senador Rogério Carvalho (PT). Isso pode desagradar Renan Calheiros (MDB), mas o governo não quer problemas com Lira, que controla toda a agenda da Câmara.

O detalhe de toda a problemática é que Lira e Renan são inimigos ‘mortais’. Lula quer que Carvalho seja escolhido para frear os avanços das investigações contra a Petrobras, o governo e o grupo de Lira em Alagoas. Do outro lado, Renan quer para si a relatoria do caso.

Outros nomes

Apesar do desejo de Lula, Rogério Carvalho não é o único nome na lista. O próprio presidente da ‘Casa Baixa’ sugeriu dois nomes. Estes são os casos de Hiran Gonçalves (PP) e Rodrigo Cunha (Podemos). Enquanto os nomes são jogados à mesa, a decisão sobre quem será o relator do caso só deve acontecer em 2024, após o retorno do recesso parlamentar. As informações são do O Bastidor.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (13):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner Wagner pt Lula pp Câmara Câmara dos Deputados Alagoas cpi Braskem Senado Federal Renan Calheiros lira MDB casa baixa podemos Arthur Lira rogério carvalho Rodrigo Cunha cpi da braskem Hiran Gonçalves

Leia também


Confusão entre Sthefany Brito e esposa de Kayky Brito quase terminou em agressão; saiba detalhes


Morte de ex-deputado faz Jerônimo cancelar confraternização de fim de ano


Políticos e filha de ex-prefeito são presos após desvios de recursos públicos